Economia

Dia Nacional do Café será comemorado em Brasília na Câmara

O evento será realizado dia 28 de maio e vai destacar os atributos positivos do café, além da importância econômica e social do café para o Brasil
Embrapa , Brasília | 25/05/2015 às 19:26

O café é bebida de preferência nacional tendo conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e no exterior, especialmente nas últimas décadas. É a segunda bebida mais consumida no País, perdendo apenas para a água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o consumo de café deverá crescer de forma mais intensa em 2015 e alcançar 21 milhões de sacas no ano. Em 1990, o consumo interno brasileiro era de apenas 8,2 milhões de sacas; em 2013, atingiu 20,1 milhões; e, em 2014, 20,3 milhões. Evolução crescente também é observada nas exportações brasileiras de café, de acordo com a edição de abril do Informe Estatístico do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O produto representou 8,7% das exportações agrícolas brasileiras de janeiro a abril deste ano, período em que foram embarcadas mais de 12 milhões de sacas, com receita de US$2,2 bilhões, permanecendo como o quinto produto no ranking, atrás do complexo soja, carnes, produtos florestais e complexo sucroalcooleiro. Em 2014, a safra alcançou 45,3 milhões de sacas; as exportações foram de 36,7 milhões de sacas e o mercado interno consumiu mais de 20 milhões de sacas. A previsão para 2015, segundo a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (Jan 2015), é que sejam colhidas entre 44,11 e 46,61 milhões de sacas. Esses números da produção confirmam o Brasil como fornecedor de um terço do mercado mundial de café.

Esses são indicadores que apontam o Brasil como maior produtor e exportador mundial de café e o segundo consumidor. Além disso, a atividade cafeeira gera riquezas para a Nação, entre elas, divisas, renda e emprego para milhares de brasileiros, impulsionando a economia e o desenvolvimento nacional com sustentabilidade. A importância econômica e social do café também será destacada no próximo dia 28 de maio, na Câmara dos Deputados com evento para celebrar o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio por industriais, cooperativas e associações de produtores, varejistas, cafeterias e consumidores. Essa data simboliza o início da colheita do café.