Economia

Possível fechamento de unidade da Nestlé gera preocupação em Itabuna

apenas na última semana sete empregados na multinacional foram demitidos
ASCOM CMI , Itabuna | 24/05/2015 às 19:27
Sessão Especial sobre a Nestlé
Foto: Pedro Augusto

A possível desativação da linha de processamento de leite da Nestlé em Itabuna representará uma grande perda para a bacia leiteira da região. Esse foi o entendimento manifestado por quase todos os participantes da sessão especial que debateu o assunto, sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores. O debate, convocado pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), teve a presença de membros do legislativo municipal, representantes da Prefeitura, pecuaristas, sindicalistas e do deputado federal Davidson Magalhães.

Segundo Magalhães, embora a empresa tenha negado o fechamento da unidade, há indícios de desmonte da linha de produção. O parlamentar observou que a empresa já reduziu drasticamente as compras de leite junto a produtores da região, levando receito a quem investiu na ampliação do rebanho e em tecnologia para atender a multinacional. “Os produtores fizeram grandes investimentos na mecanização do processo de retirada do leite, nas matrizes e no transporte”, destacou o deputado. 

Jairo Araújo explicou que o receio com relação ao fechamento da unidade da Nestlé se acentuou após declarações do deputado estadual e ex-secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles. Em seguida, a empresa emitiu nota negando a intenção de desativar o setor de processamento de leite, mas informações de produtores sinalizam para uma queda expressiva na demanda pela matéria prima. Outro motivo de preocupação, de acordo com o vereador, tem a ver com as notícias de demissões de trabalhadores na fábrica instalada em Itabuna. “Nós lamentamos a ausência dos diretores da Nestlé nesse debate”, comentou Araújo.

As demissões na unidade local da empresa foram confirmadas por Eduardo Sodré, diretor do Sindalimentação, sindicato que representa parte dos trabalhadores da Nestlé, exatamente os que trabalham com o processamento de leite. Segundo ele, apenas na última semana sete empregados na multinacional foram demitidos. Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, José Humberto Martins, “o fechamento da fábrica é uma matéria vencida, mas as dispensas de trabalhadores preocupam”.

Na tentativa de evitar o fechamento, o Davidson Magalhães disse ter conversado com o governador Rui Costa, que se comprometeu a se inteirar sobre a questão e buscar soluções. No Congresso, o deputado também fez indagações acerca dos incentivos fiscais concedidos à Nestlé pelo Estado da Bahia e pela União.