Economia

Bahia ganha a primeira fábrica modelo da América Latina

Fábrica foi inaugurada nesta sexta-feira (24), no Senai Cimatec, em Salvador
Imprensa Pinheiro , Salvador | 24/04/2015 às 19:26
Solenidade de inauguração
Foto: MARCELO GANDRA

Foi inaugurada nesta sexta-feira (24), no Senai Cimatec, em Salvador, a primeira fábrica-modelo da América Latina. A iniciativa é fruto de um investimento de R$ 4 milhões da McKinsey & Company em parceria com o Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). A unidade reproduz uma fábrica real, onde líderes de empresas, profissionais e estudantes poderão desenvolver modos de produção com redução de gastos e de tempo, a partir do conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta).

 

Presente à solenidade, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou que o Cimatec da Bahia é a melhor unidade de pesquisa do Brasil, apostando na fábrica modelo para gerar inovação e tecnologia para a indústria baiana. 

Citando Charles Chaplin em O Grande Ditador, Pinheiro exaltou quem se dedica à pesquisa e inovação: “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade”. E completou: “A gente vai saber utilizar, na casa das máquinas, portanto na casa da fábrica, muito mais a contribuição de homens e mulheres, para conseguir inovar, principalmente em momentos de dificuldades, e encontrar os caminhos para a gente continuar andando, produzindo, inovando e ampliando nossa capacidade de fazer crescer pra poder distribuir”.

O presidente da Fieb, Antônio Alban, reforçou que a iniciativa contempla o foco da Federação na interiorização da indústria, no fortalecimento da cadeia produtiva como um todo e no atendimento aos pequenos e médios empreendimentos.

 

A unidade vai ser utilizada para o aprendizado de várias disciplinas de cursos do Senai, além de receber turmas fechadas de empresas de todos os portes. A experiência na fábrica modelo dará às empresas meios para evitar desperdícios e elevar sua eficiência.

  

Segundo o sócio-diretor da McKinsey, Vijay Gosula, essa é a 16ª fábrica modelo que a consultoria inaugura no mundo. Para ele, a fábrica trará desenvolvimento para a Bahia na transformação das empresas locais e ainda na atração de outras empresas. Serão ofertados exercícios interativos que seguem conceitos já empregados em parcerias semelhantes na Alemanha e Estados Unidos.