Economia

ITAIPAVA abre nova fábrica no Nordeste em Itapissuma, Pernambuco

VIDE
AC , da redação em Salvador | 17/04/2015 às 20:17
Walter Farias e Aline Riscado
Foto: DIV
O Grupo Petrópolis inaugura a sua segunda fábrica na Região Nordeste, no município pernambucano de Itapissuma, distante 45 km de Recife. A nova planta terá capacidade para produzir 600 milhões de litros por ano. Um investimento de R$ 600 milhões vai garantir a criação de 1.000 empregos diretos. O investimento engloba infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal, e a operacionalização inicial da unidade. 

Para o grupo, a localização da fábrica de Itapissuma é estratégica: fica a menos de 50 km de Recife, a pouco mais de 800 km de Salvador e a 700 km de Fortaleza. “Planejamos esta fábrica, que é fundamental para estarmos presentes em 100% do território nacional até o fim da década, porque acreditamos no crescimento no Nordeste e procuramos contribuir para esse crescimento”, explica Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis.

O protocolo de intenção para a construção da nova fábrica foi assinado em agosto de 2012. A primeira fabricação da cerveja no local ocorreu em abril do ano passado. Um pouco antes, em março do mesmo ano, as garrafas de 600 ml de Itaipava começaram a ser envasadas. Já em maio de 2014, foi iniciado o envase da cerveja Itaipava em latas de 350 ml. 

Atualmente, a empresa detém 19,6% de participação de mercado de cerveja em Pernambuco, e 13,2% no mercado nacional, reforçando sua posição como a segunda maior entre as empresas do setor.

Produção

Com tecnologia alemã, desenvolvida pela fornecedora Krones AG, a nova unidade fabril possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos. Com os equipamentos disponíveis, é possível, por exemplo, atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, proporção só alcançada por fábricas internacionais de ponta do setor. As linhas de produção (garrafas e latas) contam com dezenas de etapas, como:

•          Uma linha de 62 mil garrafas/h;

•          Uma linha de 128 mil latas/h;

•          Uma adega de fermentação com 18 tanques de 900 mil litros cada;

•          Uma adega de pressão com 12 tanques de 360 mil litros cada.

A cerveja produzida em Itapissuma será distribuída, a princípio, para todos os centros de distribuição já em operação. No Nordeste, a rede atenderá os Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e, claro, Pernambuco. 

Responsabilidade socioambiental

A gestão ambiental na fábrica merece destaque. Além do aproveitamento da água, a unidade de Itapissuma tem um programa de resíduos com o índice de 98% de reaproveitamento do material. A fábrica também foi projetada para ter maior utilização possível de luz solar, iluminação de LED, utilização de gás natural, diminuindo drasticamente a emissão de poluentes, e a recuperação das emissões (calor) das chaminés das caldeiras para o próprio processo de geração de vapor.

As ações sustentáveis incluem ainda ventilação natural na área de fabricação, aquecimento solar para água dos banheiros e vestiários, ar condicionado com unidades de expansão direta por serpentinas resfriadas com água gelada. A economia de água prevê coleta e reutilização de águas da chuva para a limpeza de pavimentos, paredes e pátios, e uso de torneiras ecológicas, equipamentos com maior aproveitamento de água.

Ainda em 2015, a unidade receberá o projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), que já acontece em outras unidades do grupo e baseia-se na compensação ambiental a partir do reflorestamento, prevendo o plantio de mais de 70 mil árvores nativas e educação ambiental da comunidade em torno da fábrica.

Sobre o Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis é atualmente o segundo no ranking das cervejarias do Brasil e tem capital 100% nacional. É dono das marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, dos energéticos TNT Energy Drink e Magneto, do isotônico Ironage, das vodkas Blue Spirit Ice e Nordka e da água Petra. Com sete fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração e manutenção de quase 26 mil empregos diretos. Além disso, patrocina atletas brasileiros profissionais e amadores e promove ações ambientais por meio do Projeto AMA.

Unidade de Itapissuma - alguns números:

·         Capacidade de produção: 600 milhões de litros por ano;

·         Investimento: R$ 600 milhões;

·         Empregos diretos: até 1.000 empregos;

·         Área: 185 mil metros quadrados em benfeitorias de construção

(equivalente a 26 campos de futebol oficiais da FIFA);

·         Instalações subterrâneas: 60 quilômetros;

·         Linhas de envase, sendo:

- Embalagens de vidro com capacidade para até 62 mil garrafas/hora;

- Embalagens de alumínio com capacidade para até 128 mil latas/hora;

·         Uma adega de fermentação com 18 tanques de 900 mil litros cada;

·         Uma adega de pressão com 12 tanques de 360 mil litros cada.

Distribuição no NE

São 49 centros de distribuição ativos atendendo os seguintes estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Pernambuco.