Economia

FEIRA DE SANTANA: PF faz operação contra fraude de R$1.5 milhão no IR

vide
PF , Feira de Santana | 17/04/2015 às 11:57
Em feira, 4 mandados de busca e apreensão em residências e escrtório contábil
Foto: PF
Salvador/BA - A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, executou nesta sexta-feira (17) a operação Malha 325, com o objetivo de combater esquema de fraude em declarações do imposto de renda da pessoa física em Feira de Santana, Bahia. Estima-se que as deduções indevidas nas declarações transmitidas correspondem a um valor de R$ 1,5 milhão.

Foram cumpridos 4 mandados judiciais de busca e apreensão na residência e no escritório de um contador, e em consultórios médicos e odontológicos. Participaram da operação 18 policiais federais, além de 12 servidores da Receita Federal. As buscas visam colher provas que possibilitem o esclarecimento dos delitos investigados, especialmente quanto à delimitação da autoria.

A fraude consistia na inclusão de despesas de saúde falsas, desde 2012, por contribuintes que haviam contratado os serviços de um mesmo escritório de contabilidade. Segundo aponta a investigação, as consultas médicas e os tratamentos odontológicos declarados não existiam. Na tentativa de burlar a fiscalização, os contribuintes intimados pela Receita Federal apresentavam recibos que teriam sido providenciados pelo próprio contador de forma articulada com os profissionais de saúde. Desse modo, os contribuintes obtinham redução do imposto a pagar ou aumento da restituição.