Economia

COPILOTO derrubou avião nos Alpes de forma deliberada, diz promotoria

vide
Da Redação , Salvador | 26/03/2015 às 09:54
Andreas Lubitz, 28 anos
Foto: Facebook
   Embora as investigações em detalhes possam durar muitos meses sobre a queda do avião nos Alpes da França, hoje, a Promotoria francesa admitiu que o copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) ssumiu o controle da aeronave e parece ter derrubado o avião de maneira deliberada. Segundo a autoridade, ele estava vivo e respirando até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.

   O copiloto foi identificado como Andreas Lubitz, de 28 anos, de nacionalidade alemã. Segundo o jornal "Bild", ele seria de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista.

   Ele havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP.

   Ele vivia com os pais na cidade e também morava em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal "El País".

    O jornal espanhol afirmou ainda que o perfil de Andreas no Facebook foi apagado.
Jornais internacionais também disseram que Andreas se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.

    Perfil psicológico

   O promotor Brice Robin afirmou que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto. Ele reiterou que ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo.

    O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou em uma entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que um dos tripulantes deixou a cabine, e que o copiloto se recusou a reabrir a porta para a volta do piloto.

   Ele também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo Robin.