Economia

ATIVIDADE INDUSTRIAL em São Paulo caiu 7.1% durante mês de agosto

vide
Ag Globo , SP | 30/09/2014 às 17:40
SÃO PAULO - A atividade da indústria de São Paulo caiu 7,1% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com mês de julho, a atividade ficou estável, segundo pesquisa da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Alguns indicadores do levantamento, no entanto, ainda apontam para o fraco desempenho do setor nos próximos meses.

O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, lembrou que o mês de agosto teve 21 dias úteis, um a menos do que em agosto de 2013.

"Nós ainda não conseguimos enxergar a recuperação no horizonte", diz Francini.

O diretor do Depecon mantém a previsão de queda para o desempenho da indústria este ano em torno de 5%. Ele observa que desde o mês de abril do ano passado a atividade da indústria entrou em rota de declínio.

O desempenho da indústria de Veículos Automotores registrou queda de 0,1% em agosto em relação a julho. Esta é a quarta queda consecutiva. No acumulado do ano, o segmento apresenta queda de 14,7%. Já a atividade no setor de Máquinas e Equipamentos apresentou sua sétima queda consecutiva, de 1% em agosto ante julho.

A percepção geral dos empresários diante do cenário econômico, medida pelo Sensor Fiesp, mostrou pequena melhora este mês, subindo a 48,6 pontos em setembro contra 45,6 pontos em agosto.

- Mas nós esperávamos isso, porque o sensor de setembro é normalmente melhor que o do mês de agosto - diz Francini.
O cenário de 2015 para a indústria também é incerto, afirma Francini, já que depende do resultado das eleições.