Economia

No maior IPO da história, ação do Alibaba sobe 40% nas primeiras horas

Gigante chinês chega aos EUA
G1 , NY | 19/09/2014 às 19:02
Fundador do Grupo Chinês faz sinal de positivo
Foto: Reuters
O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba estreia na bolsa de Nova York nesta sexta-feira (19) com recorde.
As ações partiram de US$ 68, o que já posiciona esse lançamento como o maior da história no país, com expectativa de arrecadas, no mínimo, US$ 21,8 bilhões, mas os papéis subiram mais de 40% desde que começaram a ser negociados, neste manhã, chegando a se aproximar dos US$ 100.

"É o maior IPO do mundo e foi bom. Considerando a economia dos Estados Unidos e desse setor, foi uma boa estreia", disse o diretor-sócio da Global Financial Advisor. IPO é a é a sigla em inglês para oferta pública inicial, que equivale à abertura de capital de uma empresa.

Às 12h57, as ações do Alibaba subiam mais de 40% a US$ 95,4 na NYSE. Esse preço deverá fazer o grupo chinês alcançar um valor de mercado estimado em mais de US$ 230 bilhões - colocando-o acima dos rivais Amazon e eBay. Antes, o valor de mercado estimado era de US$ 167,6 bilhões, considerando o preço inicial de US$ 68 por ação.
O maior IPO no mundo, até então, foi o do Banco da Agricultura da China, que obteve US$ 21,1 bilhões em 2010. Nos EUA, o recorde era da Visa, de US$ 17,8 bilhões, em 2008.

"Este é o maior IPO que o mundo já viu, então há um clima de comemoração no chão, quer você goste ou não", disse à Reuters Benedict Willis, diretor de operações de uma corretora americana, enquanto acompanhava a estreia do Alibaba, na Nyse.

"Eu os colocaria (Alibaba) em uma classe de Facebook e Google, pela escala que têm, além de perspectivas de crescimento e rentabilidade", disse Scot Wingo, presidente da fornecedora de software de e-commerce ChannelAdvisor.

Os investidores, interessados no rápido crescimento da China e na evolução do setor de internet, têm clamado por ações da companhia desde que executivos do alto escalão do Alibaba, incluindo Jack Ma, iniciaram as apresentações na semana passada.

Ação do Yahoo caem

Enquanto as ações do Alibaba subiam, as do Yahoo, segundo maior acionista do grupo chinês, caiam mais de 5% em Wall Street.

Até as 13h50, a ação do Yahoo, que durante a manhã era cotada em alta, recuou 5,5%, a US$ 39,77, com os temores de alguns investidores de uma queda nos juros dos papéis do Yahoo, depois da aguardada chegada do Alibaba ao mercado.

O Yahoo irá colocar parte das ações que possui do grupo chinês à venda. Já o primeiro acionista do Alibaba, o Softbank, não irá vender os papéis que possui da empresa da China, permanecendo com seus 32%.

O que é o Alibaba

O Alibaba é uma empresa chinesa de internet que ganhou fama com o comércio virtual, mas também atua em outros negócios, como pagamento online.

Com sede na China  e atuação em outros países, ela faz frente a gigantes como Amazon e eBay. Entre seus sites, o mais conhecido no Brasil é a loja virtual AliExpress.

Nos 15 anos desde que o então professor de inglês Jack Ma fundou a empresa, em seu apartamento de um quarto (conheça a trajetória do grupo), o Alibaba tornou-se responsável por quatro quintos de todo o comércio online realizado na China, a segunda maior economia do mundo. A empresa também se ramificou em áreas como pagamentos eletrônicos e investimento financeiro.

A complexa estrutura de governança do Alibaba e os investimentos externos de Ma levantaram questões sobre potenciais conflitos de interesse e sobre a capacidade dos investidores de influenciar a estratégia do Alibaba.
A empresa decidiu listar suas ações em Nova York depois de representantes da bolsa de Hong Kong terem rejeitado seu pedido para permitir que um pequeno grupo de membros da companhia nomeasse a maioria do Conselho.
A Hong Kong Exchanges e Clearing, que opera a bolsa, tem uma política contra empresas com múltiplas classes de ações com diferentes direitos de voto, mas agora está considerando o afrouxamento dessas regras.

O Alibaba planeja expandir seus negócios nos Estados Unidos e na Europa após o negócio. Mas nos Estados Unidos, pelo menos, a companhia não é amplamente conhecida: uma pesquisa da Ipsos constatou que 88% dos norte-americanos não tinham ouvido falar da empresa.

Segundo o "The Wall Street Journal”, o volume atingido em 2013 em transações de sites do grupo chinês, US$ 240 bilhões, é mais que o dobro do total movimentado pela Amazon e o triplo do eBay. O grupo é responsável por 60% de todos os pacotes entregues na China, de acordo com a "The Economist".

Um levantamento feito em 2013 mostrou que o Alibaba fechou o ano com 231 milhões de compradores, com uma média de 49 encomendas por consumidor, de acordo com um levantamento da rede de TV “NBC”.

Veja os maiores IPOs dos EUA:
Alibaba Group Holding US$ 21,767 bilhões
Visa  US$ 17,864 bilhões
ENEL SpA US$ 16,452 bilhões
Facebook US$ 16,007 blilhões
General Motors US$ 15,774 bilhões
Deutsche Telekom US$ 13,034 bilhões
AT&T Wireless Group US$ 10,620 bilhões
Kraft Foods US$ 8,680 bilhões
France Telecom US$ 7,289 bilhões
Telstra Corporation US$ 5,646 bilhões