Economia

Usina de Biodiesel de Candeias comemora o sexto aniversário com expect

Vide
Apulto , Salvador | 29/07/2014 às 16:50
Com uma perspectiva de renovação e aumento de capacidade produtiva, a Usina de Biodiesel de Candeias completa, nesta terça-feira (29/7), seis anos de operação. De acordo com o presidente da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes, está prevista a elevação da capacidade da planta de 217 milhões de litros de biodiesel por ano para 300 milhões de litros, aumentando ainda mais o potencial de participação da maior usina da Petrobras Biocombustível no mercado nacional. Segundo o presidente, o novo processo de ampliação será feito “com segurança e confiabilidade, aprimorando a qualidade de todo o processo, do pré-tratamento ao produto final”.

A usina integra o parque produtor de biodiesel da empresa, incluindo usinas próprias e unidades em parceria, que juntas têm, hoje, capacidade total de produzir 821 milhões de litros/ano. A unidade possui sistemas de instrumentação e controle automatizados, além de flexibilidade no processamento de óleos vegetais brutos e no uso de matérias-primas diversas, podendo processar ainda sebo bovino e OGR (óleos e gorduras residuais).

Biodiesel com padrão internacional - O laboratório da Usina de Candeias também recebeu, recentemente, a acreditação dos ensaios de certificação do biodiesel recomendada pelo Inmetro, conforme a norma ISO 17.025. Isso significa que o laboratório atende a um padrão internacional que atesta a competência dos ensaios realizados em termos de qualidade e confiabilidade dos resultados. Os laboratórios das usinas fazem o acompanhamento do processo produtivo, desde o recebimento de matérias-primas e insumos até a certificação dos produtos finais.