Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO ABRE 2022 COM O LAGAREIRO DO SOLAR DO VEZ, EM LISBOA

Comida caseira de boa qualidade e tradição que data de 1953
15/01/2022 às 19:15
    Nossa temporada gastronômica em Lisboa neste inicio de 2022 começou com o pé direito ainda que, no embarque de Valencia, ES, para a capital portuguesa minha neta Luna estava tão emocionada que tropeçou os passos com sua bota 'demônia' no acesso ao turbo hélice da TAP que foi ao solo na entrada do avião sendo rapidamente socorrida por um senhor à sua frente com a tia a dar risadas. Yo nada disse porque quem zomba dos outros nesses tropeços acaba levando um pior e la 'demônia' és maldita, tanto que perdi a cobertura metálica de um dente saboreando um lagareiro no Solar do Vez e a tia derrubou o vinho numa tasca portuguesa no dia seguinte.
  
   É isso, quem rí da miséria alheia se dá mal ainda mais com 'la demônia' a nos perseguir.
 
  O Restaurante Solar do Vez originário de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, data de 1953 e fica localizado no Campo das Cebolas próximo do terminal marítmo de cruzeiros do Sodré, proximo do Tejo, um local de comida que chamamos na Bahia de caseira com dona Mabel à frente e no comando das panelas e onde se diz que, em Lisboa, serve o melhor bacalhau Lagareiro da cidade.
  
   Saber se isso, de fato é real ou não é impossível, pois, são muitos os restaurantes que disponibilizam esse prato na capital de Fernando Pessoa. É como definir qual o melhor acarajé de Salvador. Mas, diria que é ótimo pois foi o prato que experimentei com tempero de dona Mabel, uma portuguesa da linha tradicional que não gosta de ser fotografada.
   
   O nome e a tradição do restaurante conta-nos José, um descendente do dono original, Sêo Armindo, vem de Arcos de Valdevez  uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região Norte, sede do município deo de Arcos de Valdevez. O município é limitado a norte pelo município de Monção, a nordeste por Melgaço, a leste pela Galiza, a sul por Ponte da Barca, a sudoeste e a oeste por Ponte de Lima e a oeste por Paredes de Coura.
  
  O chamado Torneio de Arcos de Valdevez também conhecido por "Recontro de Valdevez", foi um importante e decisivo episódio da História de Portugal ligado aos primeiros tempos da nacionalidade, sendo o antecedente da celebração do Tratado de Zamora em 1143.
  
   Um pouco de história sempre é bom para ambientar o local onde se vai deliciar pratos portuguesas e este tem sido nosso objeto em diversas crônicas, sem ensinar receitas, mas, apenas mostrando locais agradáveis para a Boa Mesa. 
  
  E o Solar do Vez tem tudo de bom. La señora Bião de Jesus solicitou na inicial um tinto Papa Figos - uma das aves mais raras da região do Douro - vinho de ataque suave ao palato e taninos polidos, mui sensible, e que harmoniza bem com bolinhos de bacalhau aqui chamados de pastéis. Pouco importa o topônimo. O importante é a qualidade e o sabor dos bolinhos, sem batatas, deliciosos, rústicos, com sabor de bacalhau puramente e crocantes.

  La señora Bião fez uma pedida de que muito aprecia - lulas fritas - e minha neta Luna Rosa batatas fritas e frango assado. Trata-se de um pecado capital, mas, cada qual tem seu paladar e ela é a rainha das batatas. Temos que ter paciência e degustar o Papa Figos admirando a imagem da ave na garrafa, o que é um chamariz.

Diria que meu bacalhau lagareiro estava excepcional. Muito bom, assado no ponto, com acompanhamento de batatas assadas com a casca, azeitonas e alho frito . O atendimento que nos prestou José foi primoroso explicando cada uma das nossas pedidas.

Pena que não fiz uma foto com dona Mabel. Fica para a próxima visita. A casa é simples com dois ambientes - interno, decoração como se fosse o ambiente de uma casa - e o externo (onde ficamos) protegidos por sombreros.
-------------------------------------
Restaurante Solar do Vez
Campo das Cebolas, 48
Lisboa - Portugal
Fone 218 870 794
Não precisa reserva
Papa Figos 14.50 euros
Bolinhos de bacalhau 3,50 euros
Bacalhau Lagareiro 11 euros
Frango assado 7 euros
Lulas fritas 7,5 euros
Água com gas 3,75 euros
Coca cola lata 2,50 euros
Classificação 3 DONS