Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO NO DON SALVATORE SE DELICIA COM RAVIOLI COM RABO DE TORO

Um excelente italiano para quem for ao bairro da Ruzafa, em Valencia, Espanha
31/12/2021 às 18:17
   O bairro cool em Valencia, Espanha, chama-se Ruzafa que significa jardim, a morada dos governantes turcos que ocuparam a Península Ibérica por 550 anos e, na comunidade valenciana, o comando árabe militar e governamental residia neste local. Daí ter recebido um tratamento especial às margens do rio Túria até que, no ano de 1280, o rei de Aragão, Jaime I, el conquistador, expulsou os invasores deste território.
 
   A expulsão dos árabes da península deu-se por etapas, por conquistas de cada reino, até que caiu o último bastião árabe o Califado de Córdoba. 

   Em Valencia, a Ruzafa (em valenciano) ou Russafa (em castelhano), hoje, ainda tem alguns traços culturais da herança árabe, mas, se tornou um bairro internacional com habitantes estrangeiros de várias partes do mundo e bares e restaurantes com essas grifes - valencianos, italianos, bascos, brasileiros, gregos, marroquinos, vietnamitas, argentinos, mexicanos, árabes, poloneses, japoneses, russos, chineses  - e lojas de design, arquitetura, móveis e uma quantidade enorme de brechós com vintages para todos os gostos.
  
   E andar pelas ruas da Ruzafa é, de fato, como se estivesse num jardim com ruas e praças bem cuidadas, defensas ajardinadas, ciclovias, e toda uma gama de atrações que faz com que o bairro esteja sempre repleto de turistas numa convivência harmoniosa com os nativos. E, esse vai e vem, respeitando-se o horário da tradicional siesta espanhola, vai até a madrugada com casas noturnas agitadas e apimentadas.
  
   Entre os inúmeros restaurantes é até dificil escolher qual deles ir, muitos dos quais, de excelentes qualidades no atendimento e no sabor das refeições, quase todos com ambientes internos e nas calçadas com coberturas em sombreros e cercados floridos. 
  
   Yo e la señora Bião de Jesus e mi nieta Luna Rosa aceitamos a sugestão de Agapito, el dios del amor e su mujer Vitoria Giovanini, e fomos conhecer o Don Salvatore italiano, da calle Conde de Altea, por sí só uma rua repleta de restaurantes e bares.
   
   Diria, depois de ter degustado um ravioli com rabo de toro e goles de um Ramon Bilbao Crianza que o Don Salvatore merece todos os elogios pelo sabor de sua comida, atendimento primoroso e beleza de casa com decoração típica da Itália, fotos e peças de Roma e Milão, um ambiental mui agradável e com poltronas confortáveis no salão interno, onde ficamos. 
   
   São também esses detalhes que fazem com que um restaurante seja bem avaliado: do lugar onde se sentar, o móvel, até o atendimento. Claro, sendo o principal o sabor da comida. E, no Dom Salvatore, as comidas são de excelente qualidade, a variedade de pratos é grande e a carta de vinhos básica é satisfatória, assim como os drinks e os gins.
   
   Quem provou o vino fue la señora Bião de Jesus, segundo Luna, "ela é quem entende desse ramo" e aprovado fomos às taças mi nieta a dizer que era fuerte e mui saboroso. Ora, então, solicitamos de entrada azeitonas verdes, focaccia e carpaccio de solomillo. Que tal? Mui precioso.
 
     A papear seguimos nosotros e até com um casal de baianos que se sentou ao lado da nossa mesa.
   
    De principal, la Bião de Jesus e tambien la Giovanini pediram pasta Pecorino com trufas, mi nieta macarrones aglio olio, e Agapito, Alfredo com gambas. 
 
   Fomos aos garfos e ao tin-tin de taças e cada qual dando seu palpite sobre o sabor dos platos. Mi nieta, disse que, em sua vida - ainda jovem de 16 anos - foi o melhor alho e óleo que já experimentara; las madames encantadas com o sabor dos Pecorinos com trufas e Agapito, sem dar palavras, devorando com prazer o Alfredo com gambas.
 
  A essa altura meu ravioli com rabo de toro já tinha ido quase todo ao ponto de piscar o olho para la señora Bião que solicitou ao garçom una otra botella do crianza. 

   Que noite agradável. O Dom Salvatore com os dois ambientes lotados, o que, sem dúvida é um bom sinal. 
   
    Ao sairmos, uma fila na porta à espera de uma mesa. Restaurante bom também se conhece por esse detalhe. Depois, seguimos a andar pelo parque da Túria até a estação do metrô. E, pasmem, vimos até o lobisomem de Serrinha passeando pelo local entre árvores frondosas.
   
    Viva ao Dom Salvatore e que siga com boa jornada, em 2022.
---------------------------------------------
Don Salvatore Italiano
Calle Conde de Altea, 41
Ruzafa, Valencia, Espanha
Fone 963341304 - 653807047
www.donsalvatore.es
donsalvatore@donsalvatore.es
Fim de semana é bom fazer reserva
Ramon Bilbao Crianza 21,95 euros
Carpaccio de Solomillo 16,95 euros
Macarrones aglio olio 13,50 euros
Pasta pcorino com trufas 26,95 euros
Alfredo com gambas 15,95 euros
Ravioli com rabo de toro 17,59 euros
San Pellegrino 3,50 euros
Gin combinado 12,50 euros
IVA 10%
Recebe Visa internacional
Estação metrô Xátiva
Classificação 4 DONS