Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

SOLOMILLO ALLA GORGONZOLA E GNOCCHI PEDIDAS DOM FRANQUITO EN RIS8TTO

Ristorante italiano no centro de Valencia, Espanha, calçadão da Xavita
27/12/2021 às 18:19
   Ao menos para os leigos fica quase impossível saber o que são restaurantes para turistas no centro de Valencia, Espanha, e o que são locais não turísticos para saborear uma boa comida nesta cidade à beira do Mediterrâneo. São tentos e diversificados os restaurantes no centro desta cidade, entre a Estação Ferroviária do Norte nas proximidades da Plaza de Toros até a Estação Colon do Metrô; e noutra linha em direção as Plazas del Ayuntamiento e de la Reina, no casco antigo onde se situa a cadetral la Ceu e outros monumentos e mercados, que o melhor é ir aquele que lhe parece mais agradável aos olhos.

   Tem isso, essa pegada. Eu mesmo gosto de fazer essa experiência-teste de dar uma espiada no ambiente para verificar se há aconchego, e só então adentrar ao restaurante. Salvo, óbvio, quando fazemos a reserva nalgum lugar já recomendado ou algo que você já conheça, como é o caso do San Tommaso, que considero o melhor italiano de Valencia. 

   Agora, com as imposições estabelecidas pela Generalitat (governo local) diante da Covid e a cepa Omicron, para os brasileiros a situação ficou complicada porque o QR Code digital do Ministério da Saúde do Brasil não é reconhecido nos restaurantes. Quando é testado pelos atendentes dá incorreto e somos barrados no baile. O QR Code da Prefeitura de Salvador é uma piada. NInguém reconhece. E você fica impotente e tem que retornar, salvo se o atendente for paciente e observe a página em espanhol (National Vacination Certificate Covid 19) dizendo que você recebeu as duas doses de vacinas.
   
   Yo, Dom Franquito, com toda argumentação, já fui barrado em dois restaurantes do centro histórico de Valencia e, felizmente, tivemos (Yo, la señora Bião de Jesus, mi nieta Luna Rosa e meu filho Agapito) acesso ao Ris8tto na Global Rest com Ribera, bem no coração da cidade. Foi um pré-parto, pero, o atendente Ingrid, verificou atenciosamente os nossos certificates, exceto de Agapito que mora acá) e fomos ceiar.
   
    O restaurante fica no calçadão da saída da Estação Xativa - a principal do metrô - e tem três ambientes: um externo no calçadão com sombreros imensos, um interno ao rés do chão e mais um no primeiro piso, onde optamos, por sinal, o mais bonito e agradável. A decoração é simplérrima e o atendimento primoroso.
   
   E o que mais importa e nos agradou foi a comida o solomillo alla gorgonzola, o risotto alla pescatora, o gnocchi bolognese, as patatas bravas e o vino Coto Mayor crianza 2017, de La Rioja, este último pedido de la señora Bião de Jesus.
   
   Até chegar ao Ris8tto foi uma jornada a passos miudos das duas jovenes senhoras que peregrinaram por algumas lojas, creio, a comprar peças que embelezam el corpo e la alma, sobretudo a miss Luna. E, Yo, e o dios do amor Agapito, a segui-las. Sinto que elas não se cansam e já prometeram voltar hoje ao centro para nova maratona treino a Paris 2024, enquanto estou a escrever essas benditas linhas.
 
   Falo pela opinião dos outros: Disse-me la señora Bião que seu risotto estava divino; Agapito, de sua parte, atestou que o porquinho alla gongonzola desceu bem. De minha parte o gnocchi estava como gosto com o queijo deixando aquele gostinho salgado na boca, o que temperei com o crianza. 
 
  E mi nieta - como adora batatas - se deu mui bien com as patatas bravas e molho. 
 
  Bien, el Ris8tto, é um restaurante que se classifica como de turistas ou para turistas, pero, tem uma boa comida, o atendimento é excelente e preços para a classe média.
---------------------------------------- 
Ris8tto Ristorante Italiano
Centro de Valencia
Calçadão Ribera, 12
Telefono 96.325 32 55
Coto Crianza 18,50 euros
Risotto Alla Pescatora 18,70 euros
Solomillo 16,60 euros
Gnocchi Bolognese 13,90
Patatas Bravas 5 euros
Coca Cola garrafa 2,30 euros
Água 500 ml 2,30 euros
IVA 10%
Estação Metro Xavita
Classificação 3 DONS