Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO DESTACA POLVO CONFITADO DO AURA LISBOA NO TERREIRO PAÇO

Um lugar agradável com decoração clássica e excelente atendimento
14/01/2020 às 16:56
O Aura Lisboa restaurante e bar fica localizado nos arcos da Praça do Comércio antigo Terreiro do Paço no lado esquerdo de quem sai do rio Tejo em direção ao arco que dá na rua Augusta. É um restaurante antigo com decoração clássica, imponente, num local muito frequentado e visitado por turistas. 

   Tradicionalmente seria um restaurante para turistas, mas, em Lisboa atual, qual não é! 

   Não há mais essa distinção, salvo nos bairros afastados do centro, no Rossio, Chiado, Carmo, Mouraria, , Graça, bairro Alto, pois a cidade está lotada de turistas por onde se anda com esse 'boom' de conhece a capital lusitana e até morar nela. 

   Só de brasileiros estima-se que 7% da população de 1 milhão e 500 habitantes da capital sejam de brasis, algo em torno de 90 a 100 mil pessoas vivem em Lisboa, estudam e trabalham.

   E não só os brasileiros que estão por aqui a trabalhar, mas, muitos indianos, latino americanos, norte-americanos, paquistaneses, árabes, angolanos, africanos de lingua portuguesa e até europeus que buscam a paz, uma vida mais tranquita e um local onde, aparentemente, o terrorismo não chegou.

   Então, fica dificil saber o que é restaruante de turistas ou para turistas e o que não é. 

   O Aura abriga nativos e turistas e também atua e promove eventos. Sem surpresas quem nos atendeu yo, la señora Bião de Jesus e su madre Antonia foi uma gaúcha colorada Ana Luisa a qual nos apresentou a casa, o mestre de salão Augusto e as iguarias mais desejadas e procuradas. 

   Ana está em Lisboa há quase dois anos e como a maioria dos brasileiros voltar ao Brasil só para visitar a familia.

   Disse-nos que nossa pedida inicial de um Brejinho da Costa de forte caráter regional, marcadamente atlânticos, ou seja vinhos produzidos em quintas da costa Atlântica, em terras vizinhas ao mar, era adequado para pescados.

   E, estando em Lisboa, nada melhor do que saborear os pescados os bacalhaus, polvos e robalos. Não diria que seja um pecado capital comer carne em Lisboa, mas, pelo menos para nós brasileiros acostumados as vermelhas sempre em nossas refeições, os frutos do mar são os mais adequados.

   Pela ordem, yo optei com um filet de robalo com tomates; la Bião pelo polvo confiado; e la madre Antonia por um lombo de bacalhau. Não sei quem se deu melhor. Creio que yo, pero, elas disseram que os pratos delas estavam deliciosos. 

   Gostei muito do polvo confitado vistoso e terno, elegante no prato, de impressionar; e o lombo de bacalhau, posta alta, também de primoroso empratamento. O robalo sensacional, delgado, finissimo, saboroso.

   Ficamos a papear no Aura, um momento, com conversa entre nós; noutro com troca de informações com Ana Luisa, mui simpática garçonete e gerente do salão; e com mestre Augusto, longos anos de casa, experiente, conhecer profundo da cozinha do Aura e da culinária portuguesa.

   Vez por outra aparecia em nossa mesa e perguntava como estávamos, que tal!, e respondíamos que satisfeitos. 

   O Aura é um excelente local para jantar, mais do que para aalmoçar, pois, à noite fica mais bonito. Não sei se porque a noite todos os gatos são pardos ou porque o Terreiro do Paço, às noites, fica realmente mais belo.

   O Aura tem dois ambientes: um salão interno da arcada para o interior; e um salão na praça, da arcada para fora. Ficamos na parte interna por minha sugestão embora ambos os locais sejam aquecidos nesta época do ano, inverno na Europa.

   Yo recomeno esta casa a quem visitar Lisboa.
------------------------------------------------------------------------- 
Aura Lisboa, bar e restaurante 
Praça do Comércio, 1100
Lisboa, Portugal
Tel + 351 213 469 447
Fins de semana faça reserva
Brejinho da Costa 17 euros
Polvo confitado 23 euros
Lombo de bacalhau 17 euros
Filé de robalo 16 euros
Água com gás litro 3.25 euros
IVA 10%
Aceita todos cartões internacionais
Abre todos os dias até meia noite
Classificação 4 DONS