Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SABOREIA O MAIS POP PRATO PORTUGUÊS: SARDINHAS ASSADAS

Um local bem português com comidinhas típicas de Lisboa
11/01/2020 às 16:53
   A rua se situa na Travessa do Cotovelo numa esquina da Arsenal, o dono é João e o mâitre Luismar Custódio das Minas Gerais, Brasil, e o bar restaurante tem nome ainda mais original para um botequim Loja das Conservas.

   Pronto: está organizado o enredo de um local com sabor portugues tradicional, em Lisboa, onde se aprecia sardinhas assadas no álcool com vinho, de pedir bis. Pena que o time de Custódio, o cozinheiro das Gerais seja o Cruzeiro, senão pediríamos tri.

   "Agora não é época das sardinhas frescas, não há no mercado à venda, se houver são congeladas d'lagum sitio" diz-nos João que passou parte de sua vida à beira do Tejo, nas terras altas, e conhece do assunto. 

   Na Loja das Conservas, isso pelo amor de São Dionísio, é nome de bar!, mas é. Em Lisboa com suas peculiaridades, as sardinhas pá! são em latas, conservas. Na época da safra, depois de maio, encontra-se frescas.

   A diferença é que em Portugal há lojas de sardinhas em conservas e uma infinidade de marcas de boa qualidade, graúdas, robustas, e cada latinha só abriga três delas. 

   Luismar, assim mesmo que se escreve, comenta o próprio nome ao citar que seu pai só colocou nomes estranhos nos filhos, e nos ensina a preparar a sardinha. 

   O fogareiro, se é que podemos dizer isso, é de barro cozido, pequeno. Põe-se o vinho no seu interior, depois o álcool, que tem que ser de boas procedência, e em seguida as sardinhas com aquele azeite de oliva banhando-as. Com massariço faz-se fogo e espera-se que todo álcool seja queimado.

   Com uma pinça vai-se virando as sardinhas para que fiquem assadas por inteiro, dos dois lados. Em seguida, serve-se com uma salada de tomates no azeite, tomato picado em cubos pequenos. 

   No mais, se você gosta de pimenta e tem peito de aço, acrescente uma gota de sacana uma pimenta tão ardilosa que na sua garrafinha vem escrito: ai ai.

   Ah!sim, acompanhado de la señora Bião de Jesus e sua madre Antonia, as distintas estavam com sede e abriram os trabalhos com chopinhos da Sagres a cerveja portuguesa mais vendida no país e que tem um aroma cool, fuerte, mas, é levíssima. Por posto, em seguida, para cair bem com as sardinhas, um branco Herdade do Monte, vino apreciável.

   Pra comer, já que não ha espinhas, pega-se a pinça e põe as sardinhas no prato à sua frente e vai-se beliscando a dita cuja e bebericando o Herdade. Uma delicia. 

   Tem que comer devagar, sentindo o sabor das sardinhas e o gostinho intrinseco dos vinhos, na qual foi assada, e o que você tem no copo.

   Também petiscamos pataniscas de bacalhau um pateo saboroso e pastéis de bacalhau, ambos ao forno. Vir a Lisboa e não comer sardinhas trata-se de um pecado capital. É como ir a Roma e não saborear uma pizza rústica ou ir a Madrid e não degustar um pescado com jamon.

   Há muitos locais que vendem sardinhas, pero, recomendamos que escolha um desses botequins como o Loja das Conserva porque ai você estará num local autêntico de Portugal.

   Olha só outros petiscos do Loja: picado de tomate ao alho, picas a Bulhão pato, peixe agulha com salsa portuguesa, anchovas com salada, choquinho - lula à moda lisboeta -, baba de camelo e mussis.

   E, com a originalidade de você dizer a seus amigos que frequentou uma casa na Travessa do Cotovelo, com uma lojinha prateleira de latas de sardinhas, decoração com desenhos de crianças sobre sardinhas e motivos de sardinhas no teto e nas paredes.

   Tudo bem popular com poucas mesas e cadeiras, bancos e cadeiras altas nas laterais. E na parte externas duas barricas de vinho que servem de mesas e cadeiras altas. 

   Um local bem português, com certeza.
---------------------------------------------------------------- 
Loja das Conservas
Bar e rstaurante
Arsenal com Tv do Cotovelo 130
Lisboa, Portugal
Chopinho Sagres 1.8 euro
Pataniscs 5.5 euros 2 unidades
Pasteis de bacalhau 4.20 euross 2 unidades
Herdade do Monte 4 euros o cálice
IVA 10%
Aceita cartões internacionais
Classificação 2 DONS