Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO CAI DE CABEZA NO MOJITO E CORVINA EN CREMA DE AJI CRIOLO

Restaurante e Café San Pedro, Cartagena de Índias, Colombia
24/08/2012 às 08:01
Foto: BJÁ
Restaurante San Pedro, em Cartagena, um dos mais bonitos do centro histórico
   Cartagena de Índias agora só na saudade e nas lembranças da boa mesa, dos dulces e da Club Colombia a cerveja que desce redonda como as obras de Fernando Botero.

   Fazer o que? Ah! girar a roda do tempo ao contrário! Quem diria que isso fosse possível, só mesmo nos contos de fadas.

   Entonces, como recordar é viver, e o guardião do céu está sempre a nos olhar, São Pedro Claver foi contemplado com uma belíssima praça na cidade murada e, de quebra, já que, quem guarda as chaves do templo maior gosta também de tomar um vino há, neste sitio, um belissimo restaurante e café que leva seu nome, Restaurant y Café San Pedro.

   Não poderia haver melhor escolha nesta praça que é uma das mais movimentadas do centro histórico de Cartagena com mesas e cadeiras ao largo e centenas de pessoas a provar a bebida mais popular de Colombia, o mojito, que tem uma longa história como drink de origem cubana a base de rum branco, soda, gelo, hortelã e sumo de limão.

   A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do Bullshot, o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway.

   Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

   História à parte porque essa bebida é mucho popular em Cuba, Colombia, Santo Domingos e no Caribe de uma maneira geral, tanto quanto a nossa caipirinha, pero, mais gostosa devido o uso da hortelã, serve como um aperitivo dos mais legais para uma entrada de pulpo acarinhado com salca, o pulpito al balsamico.

   O San Pedro é um restaurante imponente instalado em amplo casarão espanhol do século XVIII e o que tem de melhor, pelo menos por sugestão do mâitre, entre outros, é a Corvina en crema de aji criollo y abacate, que abracei com bastante disposição, e o Thai Fish, un filé de pescado a la parilla banado con leche de coco y citricos, acompanhado de arroz de coco, que la señora Bião de Jesus, acolheu com prazer.

   Ora, direis que estou exagerando ao elogiar o sabor desses pratos. Nadie. São bons mesmo e leves como plumas. E como não sou o lendário Francis Drake e mucho menos la señora Bião de Jesus la Marylin Monroee caimos de cabeza no mojito.

   
----------------------------------------
Restaurante Café San Pedro
Plaza San Pedro Claver 30-11
Cartagen, Bolivar 05
Fone 06645121
Mojito 15 mil pesos (R$12 a dose)
Pescado em crema aji e thai fisch 32 mil pesos (R$29,00 cada)
Aceita todos os cartões
A noite é bom fazer reserva
Todo restaurante cobra IVA 16% sobre a nota
Propina (gorjeta) é de 10% - livre