Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SAI DA CRISE E SABOREIA CAMARÕES AO MOLHO DE MARACUJÁ

Restaurante Yemanja, Praia de Armação, em Salvador da Bahia
26/11/2011 às 09:00
Foto: BJÁ
Camarões ao molho de maracujá do Restaurante Yemanjá, de Salvador
  Sempre digo que restaurante onde tem fila na porta é bom. Significa dizer que a comida é deliciosa, pois, família alguma vai ficar esperando 30/40 minutos ou até mais para comer algo que não lhe satisfaça o paladar, e também o olhar.

  Comer também tem esse gestual do olhar: a ambientação do restaurante, o atendimento, a beleza do prato, o chopinho bem tirado, a pimentinha bem preparada e sem aquela espuma na borda, guardanapos de linho, copos, pratos e talhares sem frisos e assim por diante.

  Quando se chega num restaurante com prato riscado e taça com marcas de dedos não dá. Eu estava um tanto quanto sumido das crônicas gastronômicas porque estou igual a Grécia, imerso numa crise de capital, mas, recuperando-me.

  Daí que me dei ao luxo, se é que isso se pode chamar de luxo, diria luxo de pobre, de ir ao Yemanjá, o tradicional e primoroso restaurante da Praia de Armação, que, impressionante, é dos poucos da capital baiana que mantém a qualidade dos seus produtos inalterada ao longo dos anos.

  Então, meu caro, minha nobre leitora, se queres saborear camarões em diferentes estilos - moqueca, ensopado, à espanhola, à baiana e outros - pode ir ao Yemanjá que não tem errada. É o melhor da cidade no gênero camarões embora tenha outros de boa qualidade aqui e acolá.

  Agora, com a regularidade do Yemanjá não existe. Chova ou faça sol, inverno ou verão, ano após ano, e olhe que já são algumas décadas, o camarão do Yemanjá é sempre delicioso, de boa qualidade, graúdos e bem feitos.

  Parece, até, pescados pela orixá.

  Desta feita, pra variar, pois a pedida mais frequente na Casa é o camarão de moqueca, preferi um camarão com molho de maracujá. Uma maravilha. Cremosos, de dissolverem na boca.
 
  E mais saborava ainda foi a conversa porque estava com uma turma de amigos de Serrinha, conhecida do nosso editor, e embora eu não entendesse muito do que falavam dos tempos da infância e adolescência do grupo, valeu e muito. 

  Que pessoal simpático esse da gloriosa Serrinha.

  Mais um detalhe interessante do Yemanjá é que as garçonetes, em trajes típicos à beira mar da Bahia, aprenderam a tirar chope, o que é raro, e os cremosos são de dar água na boca.

  Passa no Yemanjá que você não se arrependerá.

------------------------------------
Restaurante Yemanjá
Av Octávio Mangabeira, 4655
Praia de Armação, Salvador, Bahia
Fone: 71.3461.9010
Tem manobrista e boa área para estacionamento
Média de preço prato camarão R$60,00
Recebe Visa e outros cartões