Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

KIBES, KFTAS E ESPETINHOS DE CORDEIRO A PEDIDA É A CABANA ÁRABE DE LAURO

Restaurante Cabana Árabe. Loteamento dos Quiosques, Lauro de Freitas
05/11/2010 às 09:09
Foto: BJÁ
 
   A comida árabe tem seu lugar especial à mesa.

   E quando a gente lembra dela o primeiro nome que vem à boca é o kibe frito. Quando bem feito, então, é uma delícia das arábias. Quer dizer: algo especial e que se associa a contos com camelos, aventureiros, espadas e odaliscas.

   Em Lauro de Freitas tem um árabe que faz pouca propaganda, se situa fora do circuito comercial local, mas faz jus à culinária árabe de descendência libanesa.

   De kibes a kaftas tudo na Cabana Árabe da Rua Juracy Magalhães, no Loteamento Bosque dos Quiosques, Quadra D, Lote 1, é delicioso.

   Ambiente agradável, espaço enorme ao ar livre, paz, passarinhos pousando nas árvores, na medida de quem aprecia a natureza conjugada com os petiscos libaneses nada melhor. Diz-se que faz bem ao material e a alma.

   Combianos eu e a senhora Bião de Jesus e mais o nobre Agapito, queimadíssimo do sol da Praia do Surf, em Vilas, uma rodada de kibes fritos para acompanhar a cerveja gelada, e porções de Espetinhos de Carneiro, ao ponto, kaftas abertas, tabules e charutinhos de repolho.

   Tudo cuidadosamente preparado por Arleme, a proprietária da casa de descendência libanesa, a qual faz da  Cabana Árabe a extensão de sua própria casa onde vive há 33 anos. 

   Muita história. Muita vivência. E nós saboreando os petiscos sempre com gosto de mais uma rodada. Porque são tão saborosos que pede-se sempre mais uma porção, prova-se a kafta mais de uma vez.
 
   Mas, é claro, tudo tem seu limite e a satisfação de comer exige calma, para que o sabor da comida seja apreciado em toda sua plenitude. Quando come-se demais a sensação é de enfado e isso não é bom.

   Na Cabana Árabe degustamos na medida certa e saímos do local certos de que, como dizem os políticos, voltaremos com mais apetite.

   Pra fechar, sobremesa de Mamul, mais uma delícia das arábias em plena Lauro.

-------------------------------------------------------------------
CABANA ÁRABE
Rua Juracy Magalhães - Loteamento Bosque dos Quiosques
Quadra D - Lote 1
Lauro de Freitas - Bahia
Fone: 71.3379.1360
Média de preço por porção R$10,00