Direito

INDIANA: ESTADOS UNIDOS EXECUTAM 1ª MULHER EM QUASE 70 ANOS

Lisa matou uma mulher grávida e seu filho. Com The Washington Post
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/01/2021 às 10:50
Lisa Montegomery, 52 anos de idade
Foto:
TERRE HAUTE, Indiana (AP) - Uma mulher do Kansas foi executada na quarta-feira por estrangular uma futura mãe no Missouri e cortar o bebê de seu útero, a primeira vez em quase sete décadas que o governo dos EUA condenou à morte uma presidiária.

Lisa Montgomery, 52, foi declarada morta às 1h31 após receber uma injeção letal no complexo penitenciário federal em Terre Haute, Indiana. Ela foi a 11ª prisioneira a receber uma injeção letal desde julho, quando o presidente Donald Trump, um fervoroso defensor da pena capital, retomou as execuções federais após 17 anos sem uma.

Quando uma cortina foi levantada na câmara de execução, Montgomery pareceu momentaneamente perplexo quando ela olhou para os jornalistas que olhavam para ela por trás de um vidro grosso. Quando o processo de execução começou, uma mulher em pé sobre o ombro de Montgomery se inclinou, gentilmente removeu a máscara facial de Montgomery e perguntou se ela tinha algumas últimas palavras. “Não,” Montgomery respondeu em uma voz baixa e abafada. Ela não disse mais nada.

Ela bateu os dedos nervosamente por vários segundos, uma tatuagem em forma de coração em seu polegar, não mostrou sinais de angústia e rapidamente fechou os olhos. Quando a injeção letal começou, Montgomery continuou lambendo os lábios e engasgou brevemente quando o pentobarbital, uma droga letal, entrou em seu corpo através de IVs em ambos os braços. Poucos minutos depois, sua barriga latejou por um momento, mas parou rapidamente.

Montgomery estava deitada em uma maca na câmara de execução verde-claro, seus óculos colocados e seu cabelo castanho acinzentado caindo sobre um travesseiro médico verde. À 1h30, um funcionário com luvas pretas e um estetoscópio entrou na sala, ouviu seu coração e tórax e saiu. Ela foi declarada morta um minuto depois.

"A sede de sangue covarde de uma administração fracassada estava em plena exibição esta noite", disse Kelley Henry, advogado de Montgomery, em um comunicado. “Todos que participaram da execução de Lisa Montgomery deveriam sentir vergonha.”
Isso aconteceu depois de horas de disputas legais antes que a Suprema Corte abrisse caminho para que a execução continuasse. Montgomery foi o primeiro dos três últimos presos federais programados para morrer antes da posse do presidente eleito Joe Biden, que deve interromper as execuções federais na próxima semana.

Mas um juiz federal do Distrito de Columbia suspendeu as execuções programadas no final desta semana de Corey Johnson e Dustin Higgs em uma decisão na terça-feira. Johnson, condenado por matar sete pessoas relacionadas ao seu tráfico de drogas na Virgínia, e Higgs, condenado por ordenar o assassinato de três mulheres em Maryland, ambos testaram positivo para COVID-19 no mês passado.

Montgomery matou Bobbie Jo Stinnett, de 23 anos, na cidade de Skidmore, no noroeste do Missouri, em 2004. Ela usou uma corda para estrangular Stinnett, que estava grávida de oito meses, e depois cortou a menina do útero com uma faca de cozinha. Montgomery levou a criança com ela e tentou fazer com que a menina fosse sua.

Um tribunal de apelações concedeu a Montgomery a suspensão da execução na terça-feira, logo depois que outro tribunal de apelações suspendeu a decisão de um juiz de Indiana que concluiu que ela provavelmente tinha problemas mentais e não conseguia compreender que seria condenada à morte. Mas ambos os recursos foram suspensos, permitindo a execução da única mulher no corredor da morte federal.