Direito

Alba concede título de cidadão baiano a procurador-chefe do MPT na BA

Evento acontece nesta quinta-feira, 12
Ascom MPT Bahia , Salvador | 10/03/2020 às 11:04
Luís Carneiro
Foto: Divulgação

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro, receberá nesta quinta-feira, 12 de março, o título de Cidadão Baiano concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. A cerimônia acontecerá no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, às 15h. O evento contará com a presença dos demais procuradores e de autoridades das áreas jurídica e política do estado da Bahia e de Salvador, além do deputado Luciano Simões Filho, que propôs a homenagem.

Luís Carneiro é natural de Recife e atua na Bahia desde 2010, quando assumiu o cargo de procurador do trabalho. Em 2017 foi eleito procurador-chefe no MPT na Bahia para um mandato de dois anos à frente do órgão, sendo reconduzido para mais um mandato em outubro de 2019. Já foi procurador-chefe substituto eventual entre 2013 e 2017, presidente da Comissão de Obras de 2014 a 2017 e coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat). Entre 2012 e 2014 foi delegado regional da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

O procurador-chefe é bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Em 2019, ganhou o título de Cidadão Soteropolitano concedido pela Câmara de Vereadores. No mesmo ano, também foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia Ministro Coqueijo Costa, no grau Grã-Cruz. O procurador-chefe também já recebeu outras honrarias, como a Medalha da Vitória, em 2010, e a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, em 2009, no grau de Cavaleiro, concedidas pelo Ministério da Defesa.