Direito

Delegada Erika Marena vem a Salvador debater Lava Jato

A delegada fará palestra com o tema "Operação Lava-Jato: Origem, Evolução e Perspectivas"
Comunicativa BA , Salvador | 04/07/2019 às 10:16
Erika Marena
Foto: divulgação
A maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil, a Lava Jato, ganha mais um capítulo com o debate que será conduzido pela delegada da Polícia Federal Erika Marena. Ela teve papel central no início da Operação Lava Jato e vem à Salvador palestrar no Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que acontece na capital baiana nos dias 22 e 23 de agosto no UCI Orient Shopping Barra.
A delegada fará palestra com o tema "Operação Lava-Jato: Origem, Evolução e Perspectivas". A delegada foi responsável por batizar a operação e integrou as investigações até o fim de 2016. Ela já foi procuradora do Banco Central e técnica da justiça eleitoral, além de comandar a Superintendência da PF no estado de Sergipe.
A operação – com início no Paraná, em 17 de março de 2014, a operação Lava Jato investiga um esquema de corrupção na Petrobras que envolve políticos, empresas públicas e privadas no país, entre elas, empreiteiras. Os números da investigação chegam a quase 1.500 procedimentos instaurados, mais de 700 buscas e apreensões, cerca de 300 pessoas acusadas e 150 condenações.
O Simpósio – organizado pela diretoria regional baiana da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF-BA), o Simpósio Nacional de Combate à Corrupção chega em 2019 à sua quarta edição. Com apoio do Governo italiano, via Embaixada da Itália no Brasil, traz o tema "Os novos rumos do combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós-Operação Lava Jato e a experiência italiana”.
Entre os nomes confirmados este ano estão o Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário e o desembargador e relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º região, João Pedro Gebran Neto, além do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto.
Para garantir a participação no evento, é necessário adquirir o ingresso pelo site Sympla. As vendas estão no 2º lote: https://www.sympla.com.br/iv-simposio-nacional-de-combate-a-corrupcao__490992.