Direito

Direitos das mulheres são ressaltados no 8 de março em Lauro

Açōes da SPM aconteceram por todo o município
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 08/03/2019 às 18:33
Açōes da SPM aconteceram por todo o município
Foto: Edgard Copque

Reforçar direitos e o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres foram pautas presentes, neste 8 de março, sexta-feira, em Lauro de Freitas. Entre ações que ressaltaram o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) levou para espaços públicos, orientações de serviços exclusivos para a comunidade feminina. Materiais informativos foram distribuídos.

Após prestar orientações aos usuários da Central do Bolsa Família de Lauro de Freitas (Estrada do Coco) e escolas, servidoras da SPM chegaram ao Restaurante Popular, Centro, com a divulgação de serviços. “Eu mesmo não sabia que aqui na cidade tínhamos lugares específicos para mulheres” disse Eleonora Ramos, 35, enquanto era servida pelo buffet do Restaurante. A feirante Rita de Cassia de Jesus, 40, considera importante ter ações dedicadas às mulheres. “Muitas de nós passamos por situações constrangedoras e merecemos ter o melhor. A luta é todo dia”, enfatizou.

Com intuito de fortalecer a inclusão da mulher na sociedade combatendo os preconceitos, discriminações, desigualdades e, principalmente, as violências, a SPM trabalha na implementação de políticas públicas no município: oficinas, palestras e rodas de conversas que debatem sobre autoestima e autonomia financeira são algumas das atividades pertencentes aos projetos da Secretaria.

O Município conta com o Centro de Referência Lélia Gonzalez, espaço público que presta atendimento psicológico, social, jurídico e de orientação para mulheres em situação de violência, como destaca Bárbara Chaves, gestora da SPM. “Teremos neste mês várias atividades. Ainda em março, iremos lançar o Primeiro Plano de Políticas para Mulheres, construído ao longo de encontros e na última conferência municipal”, frisou. O Plano apresenta diretrizes, metas e ações do coletivo feminino.

Cristiane Santana, diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência da SPM, entende a relevância da diversidade das ações “É fundamental que a gente consiga dialogar com as mulheres de diversos segmentos, levando em consideração que a violência não escolhe quem vai atingir.” Para fortalecer o debate e ampliação das informações, a SPM esteve presente também em uma mesa redonda promovida pela OAB, subseção Lauro de Freitas.