Direito

Polícia e Embasa flagram “gato” de água em academia e supermercado

Caso aconteceu no bairro de Fazenda Coutos
Comunicacao Embasa , Salvador | 17/01/2019 às 07:46
Polícia e Embasa flagram “gato” de água em academia e supermercado em Fazenda Coutos
Foto: divulgação

Uma academia e um supermercado, localizados na rua Almirante Marques de Leão, no bairro de Fazenda Coutos, foram flagrados desviando água da rede distribuidora da Embasa, nesta quarta-feira (16). A descoberta ocorreu durante mais uma operação de combate às fraudes no consumo de água, realizada com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Departamento de Polícia Técnica.

Os dois estabelecimentos funcionam no mesmo imóvel e estavam com a água cortada por falta de pagamento. O débito somado é superior a R$ 90 mil. A Embasa já havia percebido que a ligação de água havia sido reaberta irregularmente e buscou, anteriormente, realizar uma vistoria no local, mas os técnicos tiveram o acesso impedido. Diante disso, a empresa buscou o apoio da Polícia para realizar a vistoria e retirar a fraude. Os responsáveis pelo imóvel não foram encontrados no momento do flagrante, mas serão convocados para prestar esclarecimentos na 5ª Delegacia, em Periperi, durante o inquérito policial.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da empresa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão, além de multa. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.