Direito

SÉRGIO MORO RECEBERÁ MEDALHA TIRADENTES durante simpósio de delegados

Homenagem acontece em Salvador
Comunicativa , Salvador | 23/04/2018 às 12:10
Sérgio Moro
Foto:


Na semana que começam as homenagens a Tiradentes, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) anuncia o nome do juiz Sérgio Moro como o escolhido para receber a Medalha do Mérito Tiradentes.

A honraria é destinada a agraciar pessoas que tenham prestado extraordinários serviços à ADPF ou à classe policial em geral. A homenagem acontecerá durante a 3ª edição do Simpósio de Combate à Corrupção, que acontecerá em Salvador, nos dias 23 e 24 de agosto.

Este ano, o evento terá a participação de diversas autoridades do Judiciário brasileiro, especialistas no âmbito jurídico e da imprensa que estão debruçados sobre o tema do combate a corrupção no país.

O juiz Sérgio Moro está confirmado como um dos palestrantes do evento, que este ano reflete sobre os 30 anos da promulgação da Constituição Brasileira, em 1988.

SOBRE A MEDALHA TIRADENTES

A Medalha do Mérito Tiradentes é a comenda mais importante da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, destinada a premiar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública e em especial à Polícia Federal. Foi instituída logo no primeiro estatuto da ADPF no ano de 1976.

 

A Medalha do Mérito Tiradentes é a maior honraria oferecida no âmbito da segurança pública do país e recebe esse nome em referência ao patrono das Polícias Civis e Militares e patrono cívico da Nação Brasileira

Símbolo da luta pela liberdade e defensor dos direitos individuais e da sociedade, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tem em sua história de vida uma inspiração para todos os policiais do país. O alferes é exemplo de abdicação dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história do policial, que diariamente arrisca a vida para defender o cidadão.
E nesse espirito, a ADPF oferece o prémio como forma de destacar os

feitos e a personalidade daqueles que contribuíram com sua obra de forma significativa e com denodo para o bem maior de nossa sociedade, como forma de incentivar que o exemplo seja seguido e nossa nação caminhe sempre pautada pelo certo e não pelo errado.

OUTROS AGRACIADOS

A entrega da Medalha Tiradentes acontece anualmente após votação do Colégio de Diretores da ADPF e aprovação, em votação direta, dos nomes indicados.

Na lista mais recente das autoridades e personalidades contempladas com a láurea estão o Delegado Federal Paulo Roberto Falcão, que foi o responsável pelas investigações “Farol da Colina” e “Caso Banestado”; o Delegado Federal Leandro Daiello Coimbra, então Diretor Geral da Polícia Federal; e os delegados Erika Maylink Marena e Marcio Anselmo, que estão na origem da “Operação Lava a Jato”.