Direito

Operadoras de telefonia viram as costas para reclamações dos usuários

240 mil reclamações deixaram de ser respondidas
NF , Rio | 22/08/2017 às 18:42
As quatro principais operadoras de telefonia do Brasil deixaram de responder mais de 240 mil reclamações feitas por consumidores nos últimos 12 meses pelo site especializado Reclame Aqui.

De acordo com o Reclame Aqui, o site recebe em média de 500 mensagens por mês de usuários reclamando da falta de resposta por parte das operadoras. A Vivo lidera o número de reclamações sem respostas no site, com mais de 89 mil, seguida pela Tim, com mais de 59 mil, Claro, com mais de 50 mil (juntando os perfis Claro e Claro Celular no site), e Oi, com mais de 45 mil (juntando os perfis Oi Móvel, Fixo, TV e Oi Internet). O principal motivo para as reclamações são as “cobranças indevidas”, que aparecem em primeiro lugar na maior parte dos perfis das operadoras.

Por não responderem às reclamações dos usuários, as quatro operadoras estão com notas baixas na plataforma. A Vivo, por exemplo, tem nota 1,75 (de um total de 10), enquanto que a Tim fica um pouco acima, com 1,8. Os dois perfis da Claro no site, Claro e Claro TV, apresentam notas 1,59 e 3,88, respectivamente, enquanto que os dois perfis da Oi, Oi Móvel, Fixo, TV e Oi Internet, registram respectivamente as seguintes notas: 2,65 e 1,54. 

Para efeito de comparação, a operadora Algar Telecom, que respondeu 100% das reclamações recebidas nos últimos 12 meses no Reclame Aqui, possui uma nota de 6,96 no site, além de ser uma das finalistas do Prêmio Reclame Aqui 2017. 

Vivo

Procurada pela reportagem do IDG Now!, a Vivo afirmou por meio da sua assessoria que “está transformando a gestão de relacionamento com o cliente e a capacidade de oferecer ferramentas digitais para que ele tenha o controle completo do plano ou serviço que foi contratado. Para isso criou o Plano de Qualidade e já implantou 110 ações, que trouxeram melhorias em 76% dos principais indicadores de qualidade”. Confira abaixo o comunicado da Vivo na íntegra.