Direito

GOVERNO anuncia Osmar Serraglio como novo ministro da Justiça

Serraglio é amigo de Eduardo Cunha (Com informações do Globo.com)
Da Redação , Salvador | 23/02/2017 às 20:06
Osmar Serraglio
Foto:
   O Palácio do Planalto anunciou nesta quinta-feira (23) que o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) será o novo ministro da Justiça. O peemedebista ocupará o cargo deixado por Alexandre de Moraes, que teve o nome aprovado pelo Senado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Conheça: a trajetória do novo ministro
´
"O deputado Osmar Serraglio traz sua ampla experiência profissional e política para o trabalho de levar adiante a agenda de atribuições sob sua responsabilidade", declarou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, ao anunciar a decisão do presidente Michel Temer.

Gaúcho, Serraglio elegeu-se deputado pelo estado do Paraná e está no quinto mandato consecutivo na Câmara. Ele ficou conhecido nacionalmente quando assumiu a relatoria da CPI dos Correios, que investigou o esquema do mensalão do PT em 2005.

Também ganhou projeção nacional no ano passado, quando presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Apontado como aliado do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Serraglio foi eleito para a CCJ em meio ao processo que tramitava no Conselho de Ética contra Cunha.

Uma das tarefas do colegiado era analisar recurso que poderia anular o processo de cassação do ex-presidente da 
Câmara. Sob o seu comando, porém, o recurso da defesa de Cunha acabou rejeitado.

Nos últimos dias, com a recusa do ministro aposentado do STF Carlos Velloso, o nome do deputado do PMDB ganhou força para ocupar a pasta.

Serraglio costurou o apoio da bancada do PMDB para o cargo, além de ter conquistado a simpatia de outros partidos, especialmente de deputados da chamada bancada ruralista, da qual faz parte.

Ele, inclusive, foi o relator na Câmara em 2015 da proposta de emenda à Constituição (PEC) que tirava da Fundação Nacional do Índio (Funai) e passava para o Congresso Nacional a competência da demarcação – como ministro da Justiça, Serraglio terá sob sua alçada justamente o comando da Funai.

Nesta quinta, após Serraglio conseguir o apoio da bancada ruralista, o PMDB fechou questão em apoio ao seu nome para ocupar a Justiça.