Direito

CORPO DE TEORI ZAVASCKI é velado em Porto Alegre e recebe honrarias

COM INFORMAÇÕES DO GLOBO.COM
Da Redação , Salvador | 21/01/2017 às 12:35
Sérgio Moro em POA
Foto: DIV
O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki é velado desde as 9h deste sábado (21) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A cerimônia foi aberta ao público às 11h. O sepultamento ocorrerá às 18h no Cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de Janeiro, na quinta-feira.

Por volta das 7h20, o corpo de Teori chegou à Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, e foi levado em cortejo até o tribunal, acompanhado por familiares e também pela presidente do STF, Cármen Lúcia. Eles seguiram pela BR-116, até a região central da cidade. O velório teve início às 9h, mas apenas com a presença da família, de amigos e de pessoas do meio jurídico próximas ao ministro.

 O juiz da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, disse que foi prestar uma homenagem a Teori, que era o relator dos processos da operação no STF. "Acredito que, pela qualidade, relevância e importância pelos serviços que ele prestava, e a situação difícil desses processos, pela importância desses processos, ele foi um verdadeiro herói", disse Moro, que teve seu breve pronunciamento interrompido devido à problemas no microfone.

O presidente Michel Temer chegou ao Rio Grande do Sul pouco antes das 13h para participar do  velório. A comitiva desembarcou na base aérea de Canoas, na região Metropolitana, pouco depois das 12h50. E a previsão é de que chegue ao local onde é realizado o velório após percorrer um trajeto de 20 minutos até a sede doTRF-4.

Colega de Teori no STF, o também ministro do Supremo Dias Toffoli deu uma rápida declaração, dizendo que a morte do jurista foi "uma perda para a nação brasileira", citando o nome das principais instituições judiciárias federais brasileiras.

"A serenidade do ministro Teori Zavascki, a simplicidade dele, a humildade dele... marcará para sempre a Justiça brasileiro. E nós tivemos a oportunidade de desfrutar da amizade pessoal com sua excelência, uma perda pessoal que nos abala e que estamos ainda sofrendo muito com essa passagem do ministro Teori. Não poderia deixar de vir aqui, dar um beijo nesse grande amigo“, afirmou.