Direito

Morre Evaristo de Moraes Filho, primeiro procurador-chefe do MP/BA

Evaristo tinha 102 anos de idade
Rogério Paiva ,  Salvador | 23/07/2016 às 15:19
Evaristo de Moraes Filho
Foto:
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está em luto pelo falecimento de seu primeiro procurador-chefe, Evaristo de Moraes Filho. O jurista tinha 102 anos e morreu na noite de sexta-feira (22/07) no Rio de Janeiro, sua cidade natal e onde vivia.

Além de procurador do trabalho e fundador do MPT, Evaristo ocupava a cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que declarou luto de três dias. Na Bahia, foi o responsável pela instalação do MPT, que comandou por oito meses, ainda na década de 1940.

Para Alberto Balazeiro, atual procurador-chefe do MPT na Bahia, "essa é uma grande perda para o Direito brasileiro, pela dimensão do homem Evaristo de Moraes Filho, que dentre outros grandes feitos, foi responsável pela implantação do Ministério Público do Trabalho na Bahia".

Moraes Filho era irmão do também jurista Antônio Evaristo de Moraes Filho, advogado criminalista falecido em 1997, e filho do jurista Antônio Evaristo de Moraes. Casado, o acadêmico teve dois filhos, netos e bisnetos. , advogado criminalista falecido em 1997, e filho do jurista Antônio Evaristo de Moraes. Casado, o acadêmico teve dois filhos, netos e bisnetos.