Direito

Caravana da Justiça Social chega ao Sudoeste Baiano, em Conquista

​População de Vitória da Conquista recebe serviços e programas sociais da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado
SJ , Salvador | 28/06/2016 às 19:10
Caravana da Justiça Social
Foto: DIV

A quarta edição da Caravana da Justiça Social chega ao território de identidade do Sudoeste Baiano, no município de Vitória da Conquista, de 27 de junho a 1º de julho de 2016, oferecendo à comunidade serviços nas áreas de assistência social, jurídica, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil e saúde. Uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Caravana contará com a inauguração do Núcleo do Neojiba, lançamento do Programa Corra pro Abraço e do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária, além de serviços diversos relacionados à documentação pessoal, Passe Livre, atendimento jurídico e de saúde, entre outros.
 
Serviços - No dia 1º de Julho, sexta-feira, o município de Vitória da Conquista receberá os serviços da Caravana da Justiça Social. O evento será realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista José Murillo (CEUs J. Murillo), situado na Praça Virgílio Figueira, no bairro Alto Maron, das 9h às 14h. 
 
A população da região poderá desfrutar de serviços de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial; obter orientação jurídica com a Defensoria Pública do Estado e da União; atendimento ao consumidor com o Procon Móvel; Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com agendamento da gratuidades de emissão de 2ª via da carteira de identidade, e 1ª e 2ª vias da Carteira do Trabalho, gratuidade da 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento; cadastramento para o Passe Livre Intermunicipal para Pessoa com Deficiência, e acompanhante; curso de qualificação para Conselheiros Tutelares;  e Monitoramento e aprimoramento dos gestores e técnicos da Assistência Social, entro outras atividades.
 
Vitória da Conquista vai receber novos 
programas sociais do Pacto pela Vida

Neojiba, Corra pro Abraço e Núcleo de Direitos Humanos integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida e serão lançadas durante a Caravana da Justiça Social

 
A Caravana da Justiça Social, que acontece esta semana em Vitória da Conquista, vai lançar, no município, o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH) e os programas Neojiba e Corra pro Abraço. As ações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida e serão apresentadas à população no dia 30, às 14h, em cerimônia a ser realizada no Centro Municipal de Atenção Especializada – CEMAE (Av. Olívia Flôres, 3000, Candeias, Vitória da Conquista), com a presença do secretário Geraldo Reis, equipe e demais autoridades.
 
O programa Corra pro Abraço tem como propósito ampliar as ações de abordagem e prevenção ao uso de drogas junto a crianças, adolescentes e jovens em contexto de rua e em situação de vulnerabilidade, usando como principal ferramenta a arte-educação, a redução de riscos e danos e ações de articulação voltada para o acesso dos usuários às políticas públicas de assistência social, educação, saúde, direitos humanos, cultura e qualificação profissional. Durante a Caravana será apresentada a organização que irá executar o programa no município, a Fundação de Administração em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O plano de trabalho está em fase de elaboração e as atividades do Corra no município serão iniciadas no mês de agosto. Ao longo de dois anos, serão investidos R$1,7 milhão no programa, que inclui equipes em Salvador (Comércio e Aquidabã), Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. 
 
O município vai receber também um novo núcleo do programa Neojiba, que será inaugurado na unidade central do Programa Conquista Criança e atenderá a crianças, adolescentes e jovens, de 5 até 18 anos, oferecendo iniciação musical e aulas de instrumentos de cordas, para formação de uma orquestra de cordas no município. As atividades musicais do Neojiba devem ser inseridas na rede cultural da comunidade através de parcerias, eventos e concertos com grupos musicais e culturais já existentes, assim como nas outras atividades que acontecem no Conquista Criança. Serão oferecidas 140 vagas, sendo 80 para a orquestra de cordas e 60 para a iniciação musical. 
 
Outro programa de prevenção social que a SJDHDS leva a Vitória da Conquista por meio do Pacto pela Vida é o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH), que será executado no município por meio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb, e funcionará no CSU (Centro Social Urbano), localizado na Av. Deraldo Menezes, Rua A, nº 1.383, Urbis II. Uma equipe multidisciplinar, com advogados, assistentes sociais e psicólogos prestará serviços de mediação de conflitos e encaminhará os casos de violação de direitos e vulnerabilidade social à rede de proteção social e jurídica.