Direito

FAZENDÁRIOS BAHIA fazem protestos e exigem reajuste salarial de 18.16%

Os fazendários dizem que não vão aceitar o reajuste 0%
Moacy Neves , Salvador | 24/05/2016 às 12:04
Fazendários do Estado protestam nesta terça (24), no Prédio-Sede da Sefaz
Foto:
Os fazendários do Estado realizam manifestação nesta terça-feira, dia 23, para denunciar o desmonte que vem ocorrendo na Secretaria da Fazenda. A atividade acontece no Prédio-Sede da Sefaz, no Centro Administrativo, em Salvador. A categoria aproveitará o movimento para exigir do governo negociação em torno da pauta de reivindicações e o reajuste salarial para recompor as perdas, que são de 18,16% até dezembro passado. 

Os fazendários denunciam que a Secretaria da Fazenda não tem uma política tributária, limitada n a atual gestão a refis anual e blitzes de IPVA nas grandes cidades do Estado. Para a direção do Sindsefaz (Sindicato dos Servidores da Fazenda), no ritmo atual, a Sefaz-BA caminha a passos largos para não conseguir cumprir sua primordial função: arrecadar os recursos que financiem os serviços públicos para os baianos. 

O Sindicato denuncia a falta de sistema informatizado na Secretaria para que a categoria possa realizar o seu trabalho, as condições degradantes na maioria dos postos fiscais, a falta de viaturas (e até combustível) para as ações volantes e o corte nas diárias de deslocamento do Trânsito em viagens a outros municípios, o que reduz o potencial de arrecadação, entre outros problemas. 

Os fazendários já realizam três movimentos neste mês de maio. O primeiro foi no dia 4 maio, com uma paralisação de 12 horas. No dia 11, ocorreram dois protestos em Vitória da Conquista, na sede da DAT-Sul e no Posto Fiscal Benito Gama (BR-116). E prosseguiram no dia 18/05, com manifestações em Feira de Santana, nas sedes da IFMT-Norte e da DAT-Norte.