Direito

Deficientes são encaminhados ao mercado de trabalho pelo Dia D Bahia

A 3ª edição do Dia D encaminhou cerca 450 trabalhadores para vagas nas 63 empresas participantes da ação
Ascom Setre , Salvador | 03/10/2015 às 14:29
Deficientes são encaminhados ao mercado de trabalho pelo Dia D Bahia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Aposentado há 12 anos, José Anselmo Moreira, 55 anos, cadeirante, viu na ação do Dia D, a chance de retornar ao mercado de trabalho. Ele foi encaminhado para concorrer a uma vaga de operador de telemarketing, onde já tem experiência, após a primeira seleção, realizada na Unidade Central do SineBahia, na Av. ACM, em Salvador.

Realizado nesta sexta-feira 2, em seis municípios baianos, a 3ª edição do Dia D, dedicado exclusivamente à inserção de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho, encaminhou cerca 450 trabalhadores para vagas nas 63 empresas participantes da ação.

Rubinei de Santana, 39, está esperançoso em ocupar uma dessas vagas oferecidas na Unidade Central, em Salvador. “Peguei uma carta de encaminhamento para uma empresa de transporte, me apresento para seleção na próxima segunda-feira 5, como já tenho experiência, estou confiante”, conta.

Além de participar de seleções para o emprego, os candidatos puderam emitir carteira de trabalho e, em Salvador, dar entrada no cartão passe livre, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal baiano, este serviço atendeu 300 pessoas. Durante a solenidade de abertura, foi anunciado que na Unidade Central do SineBahia, será montado um posto fixo de atendimento para emissão do Passe Livre.

Na abertura da ação na capital, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, ressaltou que o diferencial deste ano é a espontaneidade com que as empresas participaram do Dia D. “O propósito, além da inserção no mercado de trabalho, é a conscientização social das empresas e da sociedade. O desafio é que não se resuma a um dia, mas que seja um ação cotidiana e constante”.    

Secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis pontuou que além do argumento do marco legal, que é a Lei de Cotas para PcDs, é necessário a compreensão que essas pessoas são capazes de exercer a atividade laboral. “Na inserção de pessoas com deficiência não há favores, e sim, atendimento de direitos e reconhecimento de capacidade”, declarou.

“Não há deficiência, há redução de capacidade. A inserção das pessoas com deficiência nada mais é que o cumprimento da Constituição, que garante os mesmos direitos indistintamente”, declarou o superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE), Severiano Alves

Também participaram da abertura do evento a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Flávia Vilas Boas; o representante do INSS, Alberto Sacramento; o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni; o coordenador do programa de Inclusão Social da CCR Metrô Bahia, Luís Gonçalves, a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Tânia Brandão, e o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deferência de Salvador, Antônio Carlos Barbosa.

O Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio do SAC, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sesc, Senac, Sesi, SIMM também são parceiro do Dia D. Além de Salvador, a ação ocorreu ainda nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna, Jequié e Irecê.