Direito

MP e Conselho de Direitos das Mulheres visitam zona rural de São Félix

Vide
Ascom MP , Salvador | 21/10/2014 às 14:10
Evento aconteceu ontem
Foto: MP
O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Ana Karina Senna, e representantes do Conselho de Direitos das Mulheres de São Félix (CDMSF) visitaram hoje, dia 20, o povoado de Santo Antônio, na zona rural do município de São Félix, para fazer a divulgação da campanha ‘A Paz no Mundo Começa em Casa’, promovida pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem) do MP contra a violência doméstica, como também para aproximar o Conselho e o MP das mulheres da comunidade, esclarecendo o papel de cada instituição, conscientizando-as dos seus direitos e encorajando-as a denunciar violações. Segundo a promotora, está programada para o próximo dia 13 de novembro uma visita ao povoado de Lavadeira, local com alto índice de casos de violação dos direitos das mulheres.

Ana Karina Senna apresentou aos presentes o que é a campanha e qual sua finalidade, e explicou a função do MP. “Muitas mulheres deixam de ir à Promotoria porque têm receio. É importante a gente fazer essa interiorização do MP na zona rural. O intuito é levar o CDMSF para toda a comunidade de São Félix, para que a proteção aos direitos das mulheres não fique restrita àquelas que residem na zona urbana”, afirmou. O papel do CDMSF foi explicado pela presidente do órgão, Valdete Gomes, com ajuda de outros representantes. Na ocasião, mulheres e homens da comunidade tiveram a oportunidade de apresentar questões e tirar dúvidas. Também estiveram presentes ao encontro conselheiras tutelares, vereadores e secretários municipais.

Constituído no último dia 30 de julho, o CDMSF foi resultado de uma reunião promovida pelo MP com representantes do Município e da sociedade civil na Câmara de Vereadores local. Ele é integrado por 21 mulheres, e conta com três suplentes. A criação de conselhos dos Direitos das Mulheres é um dos objetivos do programa ‘Gedem em Defesa da Mulher’, que integra o Plano Estratégico do MP e tem por meta fortalecer a rede de proteção às mulheres que residem nos municípios baianos.