Cultura

VISITEI CUEVAS DE PATERNA ONDE PEDRO ALMODOVAR FILMOU DOLOR Y GLÓRIA

Algumas delas ainda são habitadas nos dias atuais
Tasso Franco , Paterna Espanha | 08/01/2022 às 11:51
Sêo Franco nas imediações onde foram rodadas passagens do filme
Foto: Tasso Filho
   As covas de Paterna na região Metropolitana de Valencia formam uma paisagem de grande interesse patrimonial. São casas no estilo cavernas ainda hoje  habitadas e que serviram de locais de moradias às familias mais pobres deste município - pedreiros, serventes, padeiros, etc - localidade que já foi um reduto de veraneio de familias ricas da cidade de Valencia que preferiam as montanhas ao mar. Foram imortalizadas, desde 2019, quando Pedro Almodóvar filmou em Paterna uma das suas peliculas mais famosas Dolor Y Glória, que muitos dizem ser uma autobiografia do cineasta.

   Dois tipos de cavernas estão localizados na cidade: les coves frontejades, com uma porta e uma habitação; e les coves enclotades, com praça comum e sem fachada para a rua. Na área urbana de Paterna existem vários conjuntos de casas rupestres, conhecidas como grutas de Paterna, onde 40% da população de Paterna veio residir no início do século XX e das quais havia mais de 500 até começou a ser desocupado até a década de 1950.

   Visitamos o local - as covas da Torre e o museu - e cuevas de Paterna têm três grupos que ainda estão de pé; Les Coves d'Alborgí estão localizadas ao norte da cidade e ainda constituem um espaço vital; Les Coves de la Torre estão distribuídos ao redor da Torre de Paterna ; e les Coves del Batà, localizada ao sul da cidade na estrada que leva a Campanar, foi criado um espaço cultural que inclui um museu etnográfico. Estes dois últimos conjuntos de cavernas de Paterna foram declarados Patrimônio Cultural juros devido ao mesmo layout da torre.

  Para quem viu 'Dolor y Glória' , Jacinta Mallo (Penelope Cruz) carregada de trouxas resmungando enquanto avança entre as chaminés das cavernas. Menino Salvador (Asier Flores) lendo à luz da grade de ventilação sentado em uma cadeira de vime. Tudo aconteceu nas Grutas e na Torre de Paterna (Valência) quando Toni, um pedreiro leva a familia para morar nas cuevas.

  Pedro Almodóvar filmou cenas de seu vigésimo primeiro filme, Dor e Glória, neste local. O filme narra uma série de reencontros entre Salvador Mallo (Antonio Banderas), um cineasta em declínio. Algumas dessas reuniões acontecem em tempo real, outras são lembradas por meio de flashbacks: sua infância nos anos 1960, quando emigrou com a família para a primitiva cidade de Paterna, sua educação, seu primeiro amor adulto em Madrid na década. 1980, a dor pelo rompimento dessa relação, a escrita como terapia para esquecer, a descoberta do cinema, o enfrentamento da impossibilidade de continuar a filmar.

   Almodóvar afirma que Pain and Glory marca o encerramento de uma trilogia que inclui também The Law of Desire (1987) e Bad Education (2004). Todos eles protagonizados por personagens masculinos, realizadores de cinema e em que o tema central é o desejo e a ficção.3 Este filme espanhol é um projecto muito pessoal. Como explicou Almodóvar, é um projeto que "fala de criação, cinematográfica e teatral, e da impossibilidade de separar a criação da própria vida" .4

   O filme foi selecionado para representar a Espanha na categoria de melhor filme internacional no 92º Oscar.5 Foi eleito o melhor filme de 2019 pela revista Time.6

    AS GRUTAS
 
  As grutas misturam um certo sabor entre o branco da Extremadura e o ocre marroquino. Com as suas curiosas chaminés e os seus respiradouros de várias dimensões que emergem das ruas pavimentadas, formam uma paisagem muito especial, de grande interesse turístico e patrimonial. Algumas delas, como as próximas à Torre de Paterna, também declarada bem de interesse cultural, ainda são habitadas e outras são utilizadas hoje como espaço cultural.
 
    No museu iconográfico também localizado numa cueva há inúmeras peças do filme - vestes, mobiliário, cartazes, mpoveis - e também uma documentação enorme da cidade de Paterna narradndo a história dos pioneiros do local com peças antigas doadas pelas familias. Muita história. Excelente.