Cultura

ARTISTA HOLANDÊS "FRITA" OVOS GIGANTES DURANTE VIRADA SUSTENTÁVEL SSA

Intervenção de Henk Hofstra faz alerta sobre mudança climática e aquecimento global durante o festival, que tem patrocínio da Braskem e Governo do Estado
Paula Pitta , Salvador | 30/11/2021 às 18:53
Projeção da intervenção urbana "Eggcident" em Salvador
Foto: Divulgação

A Virada Sustentável Salvador, que será realizada entre 15 e 19 de dezembro (quarta a domingo), trará uma intervenção urbana inédita para Salvador. A obra de arte "Eggcident", do artista holandês Henk Hofstra, vai "fritar" quatro ovos gigantes na calçada do Mercado Modelo, como um alerta para os impactos das mudanças climáticas e aquecimento global. O projeto "Eggcident" fez sucesso pelo países que já passou, como Estados Unidos, Chile, Rússia e China, trazendo os ovos estalados como simbologia para a vida no planeta. Ocupando uma área de 70 m² (cada ovo), poderá ser visto por quem caminha nas ruas do Comércio, mas também do alto do Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da capital baiana. Com o tema "A mudança que o mundo precisa é cultural", a Virada Sustentável Salvador tem apoio da Ball e patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

 

Além dessa obra, a programação da Virada Sustentável Salvador também contará com outras intervenções urbanas com foco na sustentabilidade e preservação ambiental. As atrações sugerem uma reflexão sobre essas temáticas por meio da arte, que será montada nas ruas do centro antigo de Salvador. "Nossa proposta é usar a cultura como ferramenta de construção de um futuro mais sustentável. Além de levar arte para o Comércio, essas intervenções urbanas provocam uma reflexão sobre a urgência de adotar novas práticas que reduzam os impactos negativos no meio ambiente", pondera Fernanda Bezerra, curadora da Virada Sustentável Salvador.

 

Com uma programação diversa e gratuita, a Virada Sustentável também promoverá manifestações teatrais, de dança, circo, literatura e diálogos sobre temas essenciais para o futuro, envolvendo questões sobre a mudança climática e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). Os debates terão a participação de escritores, ativistas, pesquisadores e formadores de opinião em cultura e sustentabilidade. Esses momentos terão a presença do público e serão transmitidos no canal do festival no YouTube (www.youtube.com/viradasustentavel).