Cultura

DICAS DO SERAMOV: REJEITE A GANÂNCIA E A CORRERIA E SE APOIE NO SABER

É uma pergunta simples: Você dá graças a Deus ao que tem ou esta sempre querendo mais?
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/04/2021 às 10:25
O robô cão de Singapura e o controle nos parques
Foto: REP
    O jornalista Tasso Franco publicou no aplicativo literário Wattpad, nesta quarta-feira, 14, 0 30º texto do seu novo livro "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam o seu futuro" falando da ganância E e da correria. Leia abaixo e as demais no aplicativo Wattpad.

                                 SERAMOV ALERTA PARA A GANÂNCIA E A CORRERIA

    Já comentei sobre a robótica, a inteligência artificial e o conhecimento profundo em dois programas sobre esse tema falando também da pandemia do coronavirus que estamos enfrentando e tem apressado o uso da inteligência artificial diante do confinamento há mais de 1 ano.

     Esse é um tema bastante preocupante, muito mais preocupante do que a Covid 19 porque a pandemia será controla com as vacinas. Estão sendo investidos bilhões de dólares nos laboratórios e cientistas trabalham nessa direção; e isso vai ser controlado com a ciência. 

     Mas para a inteligência artificial e a robótica não há remédio. Salvo estudar, salvo se especializar, você tem que me conseguir ir lá e meter a cara no livro, se reciclar sempre para enfrentar essa situação.

     Eu vou dar  exemplos para vocês entenderem melhor. Com a pandemia você viu como avançou o E-Commerce. Hoje tá muita gente comprando produtos sem sair de casa.

     Trabalho no meu home office, já trabalho há algum tempo, e esssa é outra tendência que se avolumou e se aprofundou muito. A tendência das pessoas trabalharem em casa usando os computadores.

     Os robôs chegaram aos parques durante a pandemia. Em Singapura, os robôs cachorros fazem papel dos humanos - quem fazia isso eram os guardas - para orientar as pessoas sobre o distanciamento e uso de máscaras. Robôs dizem: “Olha, saia daqui, entra ali, você não pode ficar junto de outra pessoa”; correm atrás das pessoas e latem. Tiraram empregos de centenas de pessoas (os antigos guardas). 

   E agora na pandemia também nós vimos na China em alguns hospitais os robôs levando equipamentos e comida para porta dos apartamentos dos pacientes. Então essa é uma realidade, não se engane, que vai se aprofundar já está se aprofundando.

    No momento, uma série de perguntas, uma série de questões estão sendo feitas e que não têm uma resposta ainda. Como é que vai ser esse novo mundo? Se vai ser mais harmonioso! Se as pessoas vão ter mais amor ao próximo, se as empresas vão se modificar, ter um caráter mais social? Como é que vão ser os departamentos jurídico, as ações trabalhistas?

    Enfim, tem uma série de questões sem respostas ainda porque estão em andamento. Mas que vai mudar muita coisa vai. Então, coloco uma dessas questões é que é a seguinte: “Você está satisfeito com o que tem?”.

    É uma pergunta simples: Dá graças a Deus ao que tem ou esta sempre querendo mais?

    Essa é uma das questões a ser repensada: a ambição. O atropelamento. Como é que vai ser isso? Nós não temos ainda uma resposta definitiva para essa questão. Claro que as pessoas que estão em níveis sociais menores, de poder aquisitivo baixo, se alimentando mal, essas pessoas obviamente estão querendo e trabalhando para mudar seu padrão de vida.

     E há aqueles que já têm tudo e estão sempre querendo mais, atropelando as pessoas, fazendo coisas absurdas. Eessa é uma questão que exige uma série de reflexões, uma compreensão de análise variadas.

    Vamos, então, as 5 dicas da mão espiritual de Seramov, as 5 flechas douradas e que podem lhe ajudar. 

    1- Se você já tem tudo que precisa, tanto no espiritual como no material, se contente com isso. A correria não leva a lugar nenhum, salvo ao estress. Não adianta você correr, correr e daqui a pouco ter um acidente, morrer ou ficar inválido. Eu estava lembrando uma crônica de Adroaldo Ribeiro Costa (fundador da Hora da Criança) que foi colunista de A Tardede. Ele fez uma crônica dizendo que tinha sapatos até a hora da morte. Não precisava mais comprar sapatos. 

     2- Se você não tem ainda tudo que precisa - esta em formação -  é um jovem, estude e trabalhe com honestidade sem atropelar o próximo. A tendência é de obter êxito. A educação é a chave do sucesso. O abre portas.

    3-  Jamais queira aquilo que está fora do seu alcance. Essa é uma ilusão comum na sociedade. E leva muita gente ao desespero, a querer fazer o que não pode. Só vá onde sua mão alcança.

    4- Se você ainda não tem tudo que precisa e não consegue atingir seus objetivos, procure um aconselhamento familiar ou aconselhamento profissional categorizado de instituições respeitadas, credenciadas. Rejeito ofertas mirabolantes da internet.

    5-  Procure não misturar a fé, a religião; com as coisas materiais. A fé, a religião são narrativas ficcionais e a realidade é completamente diferente. É importante a pessoa ter fé, é. É importante ter uma religião, é, mas não misture as coisas. Você tá vendo agora, o papa respeitando os procedimentos da Organização Mundial de Saúde. Ele poderia invocar um santo e dizer: "Vamos resolver  essa questão do coronavírus”. Não, ele sabe que as coisas materiais não se misturam com as coisas espirituais.