Cultura

DICAS DE SERAMOV PARA ALIMENTAÇÃO; A DIETA DE SÊO FRANCO PARA IDOSOS

As pessoas estão modificando os seus hábitos alimentares, comendo comidas mais saudáveis, comidas mais orgânicas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/03/2021 às 08:18
A dieta de Sêo Franco a base de peixe e salada
Foto: BJÁ
     O jornalista Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 3, o 18º texto do seu novo livro "A Mão Espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" no wattpad falando de alimentação, a dieta de Sêo Franco. Veja abaixo e as demais crônicas no wattpad.

  A DIETA DE SÊO FRANCO PARA OS IDOSOS

Hoje, vamos falar de alimentação. Vocês sabem que o mundo atual está passando por uma revolução tecnológica muito intensa. A inteligência artificial, as novas tecnologias, a TI; e isso tem fortalecido bastante a medicina, a engenharia, a arquitetura sustentável e outros segmentos da sociedade e tem chegado com muita força agora nas famílias, nas casas. E um dos itens é a alimentação.

As pessoas estão modificando os seus hábitos alimentares, comendo comidas mais saudáveis, comidas mais orgânicas, selecionando os produtos comprados nos supermercados e nas feiras livres. Não estão mais naquela de comprar qualquer coisa de olhos fechados só porque a propaganda na TV influenciou. O mundo mudou muito e vai mudar muito mais ainda.

 Eu tenho um um personagem chamado Dom Franquito, o qual escreve crônicas sobre restaurantes e ele tem dois livros intitulados “Dom Franquito e 105 restaurantes ao redor do mundo” e "Dom Franquito mais 96 restaurantes ao redor do mundo".

 Dom Franquito não ensina receitas. Apenas dá dicas de locais que você pode frequentar. Ou aqui no Brasil ou no exterior. E publica essas crônicas freqüentemente no BahiaJá. Agora, suspensas temporariamente diante da pandemia do coronavirus.

Minha esposa e minha neta fizeram uma produção da dieta de Sêo Franco para vocês. O que eu como no dia a dia. Isso não significa que eu não possa saborear uma feijoada no fim de semana ou uma moqueca de peixe, uma moqueca de arraia ou de camarão. Eu posso. Agora de maneira excepcional. De vez em quando.

No dia a dia são frutas - maçã, pera, laranja, banana, caju, manga ou outra fruta da época. O Brasil é um país tropical e tem muitas frutas e verduras. Tomate, melão, cenoura, os grãos, arroz integral, arroz negro, feijão, feijão preto. Pão, só integral. Limão, de manhã tomar um suquinho de limão com água. As barras de cereais. Escolha as barras que não contém açúcar.

 O vinho, o azeite de oliva, o azeite de coco, o iogurte natural. Preparar um produdo que substitua a manteiga, chia, e outros produtos naturais para os temperos. Aveia é um preparado que substitui também a farinha.

É importante destacar o seguinte: Que você pra fazer uma dieta precisa consultar o seu médico e o seu nutricionista. Isso é fundamental. Especialmente para as pessoas idosas, para quem eu falo, pois tenho 75 anos e me sinto saudável. Com disposição para o trabalho, disposição para ir ao cinema. Disposição para namorar, para ir ao teatro, para assistir o futebol, para andar e praticar cooper.

Além do médico e da nutricionista, use um personal trainer para a complementação que são os exercícios físicos diários. Ou na academia ou na rua onde você mora. Mas tem que ser de forma orientada sobretudo para nós idosos. 

 Agora vou mostrar a vocês, de acordo com orientações da minha nutricionista, o receituário a quantidade, as doses das coisas que eu tenho que comer. São também as 5 dicas da mão espiritual do Seramov, as 5 flechas douradas, certeiras para lhe ajudar.

  1. Vamos começar pelo café da manhã. Eu tomo café da manhã por volta das 7 horas. Pega-se o limão, corta-o e coloca-se em 250 ml de água e bebe. Depois, coma uma fruta. Pode ser uma pera, pode ser uma maçã, pode ser uma banana. Em seguida, saborei uma macacheira - na Bahia se chama aipim - e um ovo cozido, um pouco de sal, e um pouquinho de azeite. E mais, suco da fruta natural. Hoje já existem sucos vendidos nos supermercados que tem uma melhor qualidade e você pode também usar. 

   2. Supondo que você termine o café 7h30min. Você marca 3h. Às 10h30min você pode comer uma barra de cereais. Lembre que toda a alimentação se tem que mastigar dos dois lados da boca. Depois, você conta mais três horas, 11h30min, 12h30min, 13h30min você vai almoçar.  Almoço na base de verduras - uma salada com verduras a gosto. Não precisa você comer demais. Uma salada média. Depois você vai comer um peixe grelhado com três colheres de arroz. Pode botar duas rodelinhas de tomate, um pouco de azeite, um pouco de sal e aí pode tomar também uma taça de vinho. Pode ser vinho tinto ou vinho branco, de boa qualidade.

   3. Você vai marcar mais três horas. Digamos que você terminou de almoçar 13h30min. às 16h30min você vai comer três castanhas do Pará. Se for castanha de caju você pode comer 6. Conte mais três horas para o jantar às 20h. Janta é uma coisa muito simples: sopinha e um pãozinho integral. Você pega passa no pão e pode até botar para esquentar. Aí termina o dia. Se você por acaso for ver televisão, ver um filme, demorar muito para dormir. De repente tem uma partida de futebol e você quer ficar até mais tarde, passar de meia noite até uma hora da manhã. Aí você pode comer mais meia barra de chocolate.

  4. Pronto, encerrado o dia. Lembrando o seguinte, que durante todo o dia você tem que beber 2 litros de água. De manhã, de tarde e de noite. Essa é a receita de Sêo Franco. Água, se você não sabe é muito boa para o coração. Aliás, é excelente para todo o corpo. Hidrata os órgãos e não possui químicos sobretudo a água com PH alto de fontes termais.

  5. Profissionais da saúde voltados para a nutrição atestam que o sapiens deve comer o suficiente para satisfazer o corpo. Portanto, comer demais faz mal. Comer em excesso - como se diz matar a fome com vontade - é prejudicial a saúde, pois a digestão se torna mais lenta, a pessoa fica empanturrada, pesadona. Há aqueles profissionais que recomendam comer ficando com um pouco de fome, o que acham o ideal. Também não beba em excesso - água ou bebida alcoólica - durante as refeições. Sera moderado. Bom apetite.