Cultura

CARNE DE SOL COM PIRÃO DE LEITE A CAMPEÃ É A DO MIGUEL, ARACAJU

Restaurante tradicional da capital sergipana sempre com bom serviço
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/09/2020 às 20:40
Carne de sol com pirão de leite de batatinhas fritas
Foto: BJÁ

   É chavão se dizer que quem vai a Roma e não vê o papa perde a viagem. Nem tanto, porque Roma,
além da Praça de São Pedro e do papa, tem muitas outras atrações. Afinal, trata-se da Cidade Eterna, uma espécie de mãe das cidades e das civilizações ocidentais.

   Yo mismo já fui a Roma e vi os papas Paulo VI e João Paulo II. Ainda não tive a oportunidade de conhecer el pope Francisco devido à minha baixa densidade financeira no momento.

  Daí que, aproveitando a deixa do papa, estoy em Aracaju, a noviça cidade do Nordeste, e quem vem a esta city e não experimenta a carne de sol com pirão de leite de “O Miguel”, antigo “Miguel da Carne de Sol”, único restaurante sergipano premiado no Guia 4 Rodas desde 1989, é como perder a viagem.
Também diria que, nem tanto, porque Aracaju tem outras atrações e na belíssima e bem cuidada orla de Atalaia existem outros bons restaurantes.

   Mas “O Miguel” é especial. Primeiro pela tradição. A casa é de 1980, fundada por Miguel Gonçalves Neto, um garçom que atuava desde 1965 no Iate Clube de Aracaju e que resolveu implantar seu próprio negócio na Atalaia Velha, onde se encontra até hoje.

   “Aqui mora minha família” é o letreiro de boas vindas que Miguel dá aos seus clientes, mostrando que a casa é acolhedora, familiar, como se a pessoa estivesse almoçando e jantando em sua própria casa. Os garçons são antigos, o atendimento é primoroso e é difícil se dizer quem não sai satisfeito.

   “O Miguel”, para a época em que foi fundado está chic, com todo ambiente no ar condicionado, tudo cheirando a novo, uma gentileza no atendimento de fazer inveja e, como diz o slogan da casa, toda a família presente, desde Miguel, o dono e anfitrião, sua esposa Marizete, que comanda a cozinha, seu filho Newton e outros parentes.

   Quem nos atendeu, yo e señora Bião de Jesus, que tem raízes nas arábias e nas terras sergipanas de Estância, foi o simpático garçom Denil, que nos brindou com duas empadas de camarão de derreter na boca e, obviamente, uma Bohemia tinindo de gelada.

   “O Miguel”, hoje, tem uma variedade enorme de comidas, peixes, filés, camarões, e uma boa e básica carta de vinhos, porém, voltando à brincadeira com o papa, ir em “O Miguel” tem que comer o filé de carne de sol com pirão de leite, azeite, arroz, farofa e salada.

   Dizer que uma carne de sol é divina passa da conta, mas que é deliciosa, isso é. A receita é colocar um pedaço da carne de sol no prato e cobri-la com pirão de leite, um pouquito de pimienta, azeite, e zás, correr para o abraço.

   Isso com uma gelada é demais. A señora Bião de Jesus, pra complementar, ainda pediu uma porção de batatas fritas, e aí foi que a coisa ficou ainda melhor. Cada qual faz seu prato a gosto.
De minha parte, yo, que já conhecia “O Miguel” de tempos idos, da época em que Cleomar Brandi e Fernando Lapa eram os reis de Aju, me fartei e mais não comi porque seria pecado ir além dos limites da gula.

    Pra completar, Denil me levou a uma vitrine com uma infinidade de pôsteres, desde o doce de leite em caldas ao pudim, torta alemã e doce de caju, que ainda tive espaço para acalente um pudim em caldas.
Quem for a Aracaju, independente dos restaurantes do centro da cidade e de Atalaia, passe no “O Miguel”
pois é assinatura de ponto obrigatória.
       ******
Restaurante “O Miguel”
Av. Antônia Alves, 340
Atalaia Velha – Aracaju-SE
Fones: (79) 3243-1444 e 3243-4142
Tem estacionamento para veículos gratuito
Carne de sol com pirão de leite: R$ 59,00 (para duas pessoas)
Pudim de leite: R$ 9,00
Aceita todos os cartões
Ar condicionado em todo ambiente
**** Crônica original de 14/02/2014