Cultura

QUEBALES SE APRESENTA NO CAMAROTE 2222 NA NOITE DA VARANDA ELÉTRICA

Mais do que uma banda, o Quabales é um projeto socioeducativo cultural baiano,
Via Press , Salvador | 24/02/2020 às 09:52
Quebales
Foto: Ulisses Dumas
A Varanda Elétrica do Camarote Expresso 2222 teve no domingo de folia momesca, a banda Quabales, que já se apresentou em outras edições do camarote, e abriu as atividades da Varanda Elétrica, com seu som impactante. 

Mais do que uma banda, o Quabales é um projeto socioeducativo cultural baiano, que contempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. 

Seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado, proporcionando a oportunidade de aprendizado e a prática de uma estética inovadora no cenário artístico nacional. O show no Expresso 2222 transbordou para além do camarote, já que o som da Varanda Elétrica é projetado tanto para o interior do espaço quanto para o exterior, animando também o folião pipoca - aquele que está nas ruas. 

CONVIDADOS DE GIL

Os convidados de Flora e Gilberto Gil que chegam ao Expresso 2222 fantasiados de Filhos de Gandhi não precisam vestir a camiseta do camarote. Essa é a regra do espaço mais disputado do Carnaval de Salvador, que valeu para os atores globais Fabrício Boliveira, Danilo Mesquita e Dan Ferreira, que desfilaram nesse domingo [23] no maior bloco afro da folia baiana e depois seguiram para o Expresso 2222. 

Essa máxima da não descaracterização da fantasia se apoia na estreita relação de Gilberto Gil com o Filhos de Gandhi. Afinal, foi com a ajuda de Gil que o afoxé voltou às ruas, em 1975, depois de parar de desfilar e fechar as portas por questões financeiras. Outro que também estava vestido de Gandhi no camarote foi o empresário Pedro Tourinho.

Além deles, outras celebridades estiveram entre os convidados do casal Gil no domingo de carnaval: a atriz Nanda Costa e sua eleita, a percussionista Lan Lan, o designer de moda Riccardo Tisci, a modelo Danielle Pontes, as apresentadoras Bela Gil e Rita Batista, a empresária Marina Morena, e as atrizes Bruna Marquezine e Alice Wegmann.