Cultura

Carnaval na Chapada Diamantina atrai visitantes em busca de sossego

Hotéis da região registram elevadas taxas de ocupação
Ascom Setur , Salvador | 24/02/2020 às 15:47
Cachoeira do Tiburtino
Foto: divulgação
A Chapada Diamantina é um dos destinos preferidos de quem quer fugir da folia nas grandes cidades. Além dos atrativos históricos e naturais, esse período é sinônimo de tranquilidade na região, seja para quem prefere descansar, seja para quem quer curtir um carnaval mais tradicional.
Para quem quer curtir a folga da folia, não faltam opções de passeios. A Chapada Diamantina é rica em trilhas, parques ecológicos, cachoeiras, grutas, balneários, etc. Durante a noite o destaque vai para os centros gastronômicos da região. Apesar do sossego característico, as cidades não deixam a folia passar em branco. O Carnaval na região costuma ser mais tradicional, com baile de máscaras e ao som de marchinhas e músicas que marcaram a história da festa na Bahia.
Em Rio de Contas, a cidade mais antiga da Chapada, a estimativa de ocupação hoteleira é de 100%. A estimativa da secretária de Turismo Cléria Soares é que mais de 25 mil pessoas passem pelo município durante o Carnaval. Os festejos começaram na quarta-feira (19), com a festa do Rei Momo, e vai até a terça; os shows incluem grandes bandas como Lambasaia e atrações mais tradicionais, como bailes infantis e concursos de máscaras.
Também garantindo 100% de ocupação da rede hoteleira, com fluxo turístico deve passando dos 7 mil visitantes, Mucugê tem proposta de um Carnaval. De quinta à terça-feira (25) os visitantes poderão curtir blocos infantis, bailes e outras atividades, além dos passeios pela região, a exemplo dos museus Histórico e do Garimpo, Parque Sempre Viva e Cemitério Bizantino.
Outro destino muito procurado nesse período é o município de Lençóis. Com ocupação hoteleira superior a 90%, a cidade deve receber cerca de 8 mil visitantes para as festas que começaram na última quinta-feira (20), segundo estimativa da prefeitura. Dentre os turistas, estão principalmente baianos e moradores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de europeus, americanos e israelenses. A programação inclui música ao vivo nos bares e restaurantes e desfile de blocos acompanhados por charangas.
Muitos roteiros também podem ser feitos para conhecer atrativos como o Parque da Muritiba, Ribeirão do Meio, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas, Balneário do Mucugezinho e outros mais.