Cultura

IGHB lança revista e inaugura exposição em homenagem a Anna Nery

A publicação reúne algumas memórias sobre a sua história de vida como Mulher
IGHB Bahia , Salvador | 12/12/2019 às 19:12
IGHB lança revista e inaugura exposição em homenagem a Anna Nery
Foto: divulgação
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lança, nesta sexta(13) de dezembro, às 17h, a Revista número 114, em homenagem simbólica à heroína baiana Anna Justina Ferreira Nery, pioneira na enfermagem brasileira, precursora da Cruz Vermelha e a primeira mulher a constar no Livro dos Heróis da Pátria. A publicação reúne algumas memórias sobre a sua história de vida como Mulher.
Durante o evento, o IGHB inaugura a I Exposição de Célebres da Bahia: A Mulher Anna Nery, onde serão expostos, para apreciação dos visitantes, a tela, livros e materiais que pertenceram a esta heroína.
Saiba mais:A vida de Anna Nery (1814-1880), cachoeirana, deve ser conhecida e pesquisada, pois a sua missão, no seu tempo, é exemplo para muitas gerações. A trajetória como mulher, mãe e patriota transcendeu os limites de nosso país. Num contexto adverso, enfrentou e venceu preconceitos e discriminações. Mulher guerreira, abdicou de uma zona de conforto em prol de trabalho humanitário. A sua luta, assim como as lições de vida que deixou, devem ser divulgadas para que a memória histórica não fique adormecida. Anna Nery foi como voluntária, para a Guerra do Paraguai atender aos feridos nos combates. Um irmão e dois filhos dela estavam em campos de batalha, sendo que um deles morreu no conflito. Por seu trabalho humanitário, recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de “A mãe dos brasileiros”.