Cultura

Últimas apresentações d'A Outra Companhia de Teatro no Goethe-Institut

Espetáculo fica em cartaz até 08 de dezembro de 2019 no Teatro Goethe-Institut
Théâtre Comunicação , Salvador | 03/12/2019 às 10:06
Últimas apresentações d'A Outra Companhia de Teatro no Goethe-Institut
Foto: divulgação
Em julho de 2019, A Outra Companhia de Teatro publicou a Carta do FIM, em que comunicava o encerramento das atividades do grupo composto pelos artistas Anderson Danttas, Eddy Verissimo, Israel Barreto, Luiz Antônio Sena Jr, Luiz Buranga e Roquildes Júnior. No último dia 21 de novembro, o grupo estreou sua mais recente obra ÚLTIMA CHAMADA.
  Nos próximos dias 05, 06, 07 e 08 de dezembro, o público poderá assistir às últimas quatro apresentações deste grupo que em 2019 acabará de fazer 15 anos de história. De quinta a sábado, 20h, e domingo, 19h, no Teatro Goethe Institut, a peça propõe uma reflexão sobre a contemporaneidade, a memória e a finitude das coisas, das relações, das instituições, do teatro, do grupo, da humanidade, da vida
  Seis corpos. Malas. Bagagens. Cargas. Partidas. Chegadas. Fins. A partir do fragmento narrativo, do recorte cênico, do rastro da memória, calcados no teatro documentário, última e mais recente montagem d'A Outra Companhia de Teatro reflete sobre os fins: o que tem nos levado a sucumbir?. O que levamos do tempo e do mundo?. O que te faz não esquecer de mim?.
  ÚLTIMA CHAMADA mostra uma sociedade em que gerações ou qualquer outra categorização social estão em processo de falência, em que “sorrir é um ato de resistência” e que estamos sempre “a espera do milagre". Com provocação cênica de Thiago Romero, está última obra d'A Outra Companhia de Teatro é uma sala de embarque que nos leva a um vôo panorâmico das hierarquias sociais, da violência que fere princípios de fraternidade, afetividade e justiça. 
  Ao mesmo tempo é um porão de cargas onde malas são histórias, pessoas, pedaços de um espaço-tempo em trânsito, o próprio presente que é consequência de um passado e causa de um futuro. Uma metáfora da caixa preta em que se consta todas as informações.
  A dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr. propõe personagens-instantes, com histórias que se encerram em um parágrafo, um depoimento, uma confissão, um ação, um encontro, um brinde. No entanto, são carregados das urgências de agora. ÚLTIMA CHAMADA nos leva ainda a uma suspensão para compreender o ponto de chegada que é o ultimo ato de um grupo com 15 anos de história. 
Categorizações/Guetos/Classes sociais. Homossexualidade. Feminismo Negro. Racismo. Fim das relações humanas. Intolerância religiosa. Tecnologia. Redes sociais. “Quem segura a mão de quem?”. Direitos humanos. É neste lugar onde malas e pluralidades são evidenciadas que a dramaturgia fragmentada de Luiz Antônio Sena Jr torna-se um brinde ao “... fim eminente” desta Companhia, convocando a um futuro onde todos "estejamos juntos".
  ÚLTIMA CHAMADA tem direção musical de Roquildes Júnior; figurino assinado por Luiz Santana; o cenário é uma criação de Lorena Torres Peixoto e o desenho de luz é de Luiz Antônio Sena Sena Jr. Além de marcar o fim do grupo, este ultimo ato marca também o encerramento do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, selecionado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) de 2016.

Serviço 
O quê: ÚLTIMA CHAMADA 
Quando: 05, 06, 07 e 08 de dezembro - quinta a sábado, 20h, e domingo, 19h 
Onde: Teatro Goethe-Institut – Corredor da Vitória 
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Venda: Bilheteria do teatro ou antecipadoa no link- https://www.sympla.com.br/eventos/salvador-ba?s=%C3%BAltima%20chamada