Cultura

NOVELA DA GALEOTA: MARINHA AINDA NÃO AUTORIZOU USO EMBARCAÇÃO DIA 1º

Por que todo ano a galeota passa por restauro?
Da Redação , Salvador | 03/12/2019 às 09:25
Fiéis colaboram com ajuda financeira para restaurar a galeota
Foto:

Na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, a Galeota Gratidão do Povo será apresentada à comunidade pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, durante a Missa pelo Dia do Marinheiro, às 9h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Largo da Boa Viagem, em Salvador). Anteriormente, a informação era de que seria entregue o laudo de navegabilidade, porém a Marinha teve a necessidade de mudar a data da inspeção e, com isso, o laudo só ficará pronto após este procedimento de segurança.

A tradicional embarcação, que desde 1892 conduz a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, foi impedida de ir ao mar, pela primeira vez em 2018, devido ao alto risco de navegação por estar com as estruturas comprometidas.  “Eu vejo essa galeota como uma expressão de uma fé singular, primeiro porque a procissão é várias vezes secular; depois porque é um símbolo. Na vida humana, nós precisamos de símbolos; nós vivemos com riquíssimos símbolos e todo aquele sentido de olhar a travessia do mar como a travessia da vida é realmente um símbolo muito forte. A Irmandade aqui tem procurado manter esta tradição, mas com dificuldades”, afirma Dom Murilo.

Para que a embarcação possa voltar a participar dos festejos, foi montada a Comissão Especial para Restauro da Galeota, que contraiu um empréstimo e deu início ao processo de restauro que foi concluído no fim do mês de novembro. Contudo, a campanha para arrecadar recursos e, com isso, sanar o empréstimo continua.

 “Quando, no ano passado, fui informado pela Irmandade que não haveria a possibilidade de usar a galeota, porque não estava dentro da garantia de segurança, eu percebi, logo quando o povo foi tomando consciência, a dor profunda sentida por isso. Mesmo assim, a procissão foi realizada com a ajuda da Marinha. Mas eu vi que ficou no coração do povo aquele sentimento de vazio e aí em 2019 começamos este projeto, mas eu disse: quem vai ter que restaurar é o povo”, diz Dom Murilo. 

Complementar ao restauro da galeota e em paralelo com ela, será desenvolvido o projeto para requalificação do atual espaço destinado ao abrigo da galeota, com um moderno estaleiro multiuso, com o apoio da Fundação Mário Leal. O propósito é a conservação da embarcação, que deverá ficar em um dique molhado com vista para o Largo da Boa Viagem, através de uma vitrine (parede de vidro) constituindo-se em efetiva atração turística. Por este viés virá a manutenção sustentada da tradição. 

A Fundação Mário Leal, da Prefeitura do Salvador, autora e executora do projeto de recuperação da Praça da Boa Viagem e do Caminho da Fé, abraçou esta ideia em 19 de julho 2019, comprometendo-se com a execução do projeto arquitetônico do novo estaleiro a ser iniciado a partir do cadastramento das áreas a ser realizado.

A campanha

Embora a embarcação esteja pronta para ir ao mar, a campanha para quitar o empréstimo continua. Pode ser doado qualquer valor, a partir de um centavo (R$0,01), e cada doação será incentivada com a entrega de um certificado denominado “Preito de Gratidão”. As doações serão feitas em nome da Fundação Dom Avelar nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal – Agência: 1032; Operação: 003; Conta Corrente: 2476-9 / Banco Bradesco – Agência: 3072; Conta Corrente: 8583-9 / Banco do Brasil – Agência: 2967-X; Conta Corrente: 10-8. Quem desejar poderá utilizar o PayPal no site www.gratidaodopovo.com.br

Em breve também deverá ter início a restauração da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, construída em 1741. O projeto, que já está sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), está sendo acompanhado pela Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

SERVIÇO
O QUÊ: Apresentação da Galeota Gratidão do Povo à comunidade e Missa pelo Dia do Marinheiro
QUANDO: 4 de dezembro de 2019, às 9h
ONDE: Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem)