Cultura

Estação da Lapa recebe campanha contra importunação de mulheres

Campanha busca a conscientização para o enfrentamento a esse tipo de violência
Varjão Comunicação , Salvador | 02/12/2019 às 17:14
A Estação da Lapa vai receber na próxima quarta-feira, dia 4, das 14h às 17h uma campanha contra a importunação de mulheres no transporte público. A iniciativa é da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), e busca a conscientização para o enfrentamento a esse tipo de violência.
Durante a ação, agentes da secretaria vão sensibilizar profissionais do transporte coletivo que passam pelo terminal, levando orientações sobre o assunto, abordando também aspectos legais sobre o chamado crime de importunação sexual.
Serão distribuídos panfletos, com o objetivo de multiplicar as informações quanto aos direitos fundamentais e os direitos humanos das mulheres, com ênfase ao direito de ir em vir sem sofrer importunação sexual.
No Brasil as mulheres sofrem violências nas mais diversas formas, uma das quais está a importunação no transporte coletivo. Casos recentes motivaram a criação da Lei nº 13.718, ou a Lei de Importunação Sexual, que entrou em vigor no dia 24 de setembro de 2018, que tem o objetivo de garantir às mulheres o direito fundamental de ir e vir sem ser importunada.
Intitulada “PARE! Não à Importunação Contra a Mulher no Transporte Público na cidade do Salvador”, a SPMJ busca mobilizar usuários e funcionários das empresas a repensarem suas práticas no trato com as mulheres passageiras e profissionais. A ação acontece também em outros espaços da capital.