Cultura

Exposição Peraltagens abre as portas em Salvador

Exposição de tapetes que contam histórias fica aberta à visitação de 27 de novembro a 26 de janeiro de 2020 na Caixa Cultural Salvador
Viva Interativa , Salvador | 25/11/2019 às 17:03
Mostra é assinada pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias
Foto: Renato Mangolin
Amanhã (26), Salvador recebe a exposição Peraltagens, que chega à Caixa Cultural Salvador, com abertura às 19h. Montagem do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, a mostra é um convite à interação, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos do mundo inteiro e renomados autores. A visitação será de 27 de novembro a 26 de janeiro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18 horas, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.
Por meio de um acervo em que se destacam tapetes, malas, painéis, objetos e livros de pano, os visitantes que forem à mostra irão encontrar cenários para narrativas de escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ricardo Azevedo e Sérgio Capparelli. O título da exposição, Peraltagens, também é uma alusão à obra do poeta matogrossense Manoel de Barros.
As obras são feitas por artesãos franceses do projeto Raconte-Tapis, por artistas peruanos do projeto Manos que Cuentan e também por integrantes do próprio grupo, que há 20 anos utiliza a técnica da costura de tecidos para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pelas artes e leitura.
Na mostra, os visitantes vão encontrar tapetes tridimensionais do projeto Raconte-Tapis, painéis e livros de pano e uma diversidade de obras costuradas em grandes dimensões, como um tapete gigante de 12 metros que foi inspirado em um conto brasileiro. "Como é uma exposição interativa, as crianças poderão até subir no tapete", afirma Warley Gourlart, curador da mostra e diretor do projeto Tapetes Contadores de Histórias, sendo ele também o responsável por muitas das costuras.
Ao lado de cada obra, encontra-se o livro correspondente como um incentivo à leitura, complementa o coordenador geral. “Peraltagens é um projeto voltado para toda a família, para crianças, adolescentes e adultos. Ao tempo em que a criança conhece as obras e interage com elas, ela pode ver seus pais lendo os livros ou contando histórias que acompanham cada trabalho. É um estímulo ao conhecimento", destaca. 
Além da visitação aberta, o projeto contará com sessões de histórias para o público espontâneo e oficinas de formação de contadores de histórias. As oficinas terão duas turmas, cada uma com 25 pessoas. Uma com aulas de 10 a 13 de dezembro, de terça à sexta-feira, das 9h30 às 12h30; e outra de 21 a 24 de janeiro, também de terça à sexta-feira, das 9h30 às 12h30. Os interessados devem ter mais de 14 anos e não precisam de nenhuma experiência na área. As inscrições devem ser feitas presencialmente. 
Contadores - O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias foi criado em 1998 por atores formandos da Escola de Teatro da UniRio, que conheceram a prática da criação de narrativas em tecidos com o diretor teatral, contador de histórias e artesão francês TarakHammam, responsável pelo projeto “Raconte-Tapis”, desenvolvido no interior da França desde 1987.
Inicialmente, as peças eram compostas por tapetes do artista francês, que representam cenários de contos da África, Ásia e Europa. Três anos depois, em 2001, Warley Goulart, então integrante, inaugurou o projeto no país com a criação de tapetes artesanais a partir de histórias brasileiras. Os Tapetes Contadores já se apresentaram no Brasil, Austrália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru, Bolívia e Benin.