Cultura

Achel Tinoco lança ‘O Castelo de Wilhelm Hermann' em Praia do Forte

Livro que conta parte da história de Praia do Forte, como roteiro turístico nacional, será lançado no dia 14 de setembro, no balneário
Lume - Danielle Rodrigues , Salvador | 05/09/2019 às 10:08
Achel Tinoco lança ‘O Castelo de Wilhelm Hermann' em Praia do Forte
Foto: divulgação
A história de Klaus Peters é o ingrediente principal do livro "O castelo de Wilhelm Hermann", do poeta e escritor paraense Achel Tinoco, cuja segunda edição será lançada no dia 14 de setembro, sábado, no Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte. A obra, editada pela Garimpo (SP), conta a história da família Peters e o sonho do empresário Klaus em construir seu 'castelo', transformando a Praia do Forte em um dos mais importantes polos de ecoturismo do mundo. Tudo isso é narrado no decorrer das 317 páginas, divididas em 23 capítulos, levando o leitor a desbravar histórias importantes, delineando um Brasil desconhecido e não registrado em livros.
Proprietário dos principais empreendimentos do balneário baiano, o empresário Klaus Peters foi fundador e presidente da Fundação Garcia D’ávila, responsável pela preservação da Reserva de Sapiranga e pelo ordenamento do vilarejo. Recluso, o descendente de alemães não gostava de dar entrevistas nem de ser filmado ou fotografado – daí a importância da obra de Achel Tinoco, por resgatar a trajetória dessa personalidade, por muitos, desconhecida.
O império se inicia com a chegada do patriarca da família Peters, Martin, no fim do Século XIX. Seu filho, Klaus, nascido no Jardim América, em São Paulo, viajou pelos quatro cantos do mundo, confrontando o passado e o futuro de sua história. Tornou-se um empresário de sucesso, casou-se, teve filhos, descasou-se e casou-se novamente. Em Praia do Forte, ele viveu durante 30 anos, até quase os últimos dias de sua vida. Mas, sem explicação, resolveu vender tudo o que havia adquirido e foi morar em outro país - Panamá, onde morreu em 2011. Personalidades importantes que fizeram parte da história de Klaus Peters também são citadas na obra de Tinoco. São elas: Oscar Niemeyer, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, o conde Francisco Matarazzo, Antônio Carlos Magalhães, Wilson Reis Netto, Ronaldo Medie, Carlos Laranjeira, Garcia D’Ávila, dentre outras.

 

Sobre o autor:

 
Achel Tinoco nasceu em São Domingos do Capim, no Pará. Logo na primeira infância, veio para a Bahia morar na fazenda Vila Ferreira, no município de Ibirataia. Veio estudar em Salvador, quando começou a escrever seus primeiros versos nos cadernos das colegas de sala do Colégio Sacramentinas. Fez os cursos de Letras e Administração de Empresas. Um dia, resolveu dedicar-se exclusivamente à escrita. Tinoco acumula no currículo livros prefaciados por autores renomados, tais como Pasquale Cipro Neto, Hélio Pólvora, Ildázio Tavares, Ivan Lins, José Louzeiro, Jorge Portugal, Ático Vilas-Boas, Moacyr Scliar, dentre outros.

 

Serviço

Lançamento do livro "O castelo de Wilhelm Hermann"

Data: 14 de setembro

Horário: 19 horas

Local: Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte.