Cultura

DOM FRANQUITO testou a paella mixta do HAUS en Valencia. Nota dez.

Um excelente restaurante no centro histórico de Valencia, Espanha
Dom Franquito , Valencia, Espanha | 17/04/2019 às 06:58
Paella Mixta
Foto: BJÁ
   Vir a Valência, na Espanha, e não saborear uma paella valenciana é a mesma coisa de ir a Salvador e não se deliciar com uma moqueca de peixe no dendê com pimenta e molho lambão. 

   A paella valenciana leva arroz la fallera, sépia, conejos (coelhos) e pollo (frango) e azeite de oliva , preparado de paella com açafrão, sal a gosto e por aí vai. 

   Uma delícia quando bem preparada e em Valencia o que não faltam são restaurantes que servem excelentes paellas. Alguns inclusive tem aqueles tachos enormes (paelleras) e os clientes é que fazem seus próprios pratos. Em familia, nas residências, as paellas são saboreadas diretamente das paelleras (os tachos). Não se usam pratos. É uma refeição coletiva. 

   Nosotros aportamos na Cafeteria de Haus, uma casa especialista em comida mediterânea, no bairro El Carme, Casco Antigo, uma casa muito bonita, decoração primoroso, carta de vinos bem diversificada e serviços de paella de dar água na boca de qualquer cristão nesta semana santa.

   Falar nisso, durante a semana santa, em Valencia, Espanha, tudo é lotado. É uma quantidade enorme de turistas estrangeiros que veem para esta cidade curtir essa festa religiosa na terra do Santo Graal. 
 
    Valencia tem 4 mil anos de história e está guardado na catedral local o cálice bento da última ceia de Cristo. E isso é um atrativo impressionante. E o centro antigo da cidade se parece com Salvador com dezenas de igrejas.

   O Haus fica situado nesse burburinho. E yo, la señora Bião de Jesus, mi nora Vitoria e meu filho Agapito, adoramos o Haus. Para temperar o palavra solicitamos ao jovem garçom Marco uma botella de vino Mala Vida da Bodegas Arraez e gambas al ajillo, camarões ao alho. Hum! Adoráveis.

   La señora Bião pediu uma paella mixta con frutos do mar e conejos e los chicos uno senyoret, arroz de mariscos. Ambos deliciosos. Mais não saboreamos porque os pratos são bem servidos para dos. 

   Até daria para degustar outra botella de Mala Vida, pero, respeitando a semana santa nos contentamos com uma.

   O Haus é desses restaurantes que dá prazer em frequentar. Ambiente climatizado, com vista para a rua, decoração clean e um atendimento nota dez.

   Tanto que sempre que passamos em frente de suas vitrines ao irmos ao centro histórico dá vontade de entrar de novo. E prometo que vamos entrar.
------------------------------------------------------------------ 
Cafeteria Restaurante Haus
Carrer Grastronomy, 19
Fone 960221491
É aconselhável fazer reserva
Vino Mala Vida 15,9 euros
Água con gaz 2, 4 euros
Paella Mixta (para dos) 21,9 euros
Coca Cola 2,8 euros
Gambas al ajillo 9,9 euros
Arroz de mariscos 14,9 euros
IVA 10%
Classificação 4 DONS