Cultura

PROJETO É LANÇADO PARA SALVAR A MEMÓRIA DO POVO NEGRO DA BAHIA

Digitalizar, catalogar 30 mil fotogramas e disponibilizar acervo através da criação do museu digital que chamamos de “Plataforma Zumvi”.
Benfeitoria , Salvador | 15/12/2018 às 19:27
Olodum participa e ajuda na campanha
Foto:
O projeto propõe digitalizar e catalogar o acervo fotográfico do Grupo Zumvi e divulgar, por meio do museu virtual “Plataforma Zumvi”. A entidade de fotógrafos negros baianos comprometidos com o registro da história, memória de atividades culturais e política da produção afrodescendente na Bahia. Nesse sentido, tal projeto irá digitalizar e catalogar cerca de 30.000 fotogramas que retratam os registros políticos-culturais que documentam a memória do mundo Negro de 1978 a 2013, na Bahia.

O acervo que propomos digitalizar e colocar a disposição pública possui grande relevância para pesquisas interdisciplinares.  O acervo revela uma série fotográfica impar no que se trate de imagens históricas sobre os movimentos negros nas décadas de oitenta até a atualidade.  O conteúdo das fotografias é diversificado e permite abordagens temáticas e problemáticas também diversas. A proposta ainda se justifica porque o acervo além de ser singular, não está disponível para pesquisas.

O projeto esta voltado para a digitalização, catalogação, conservação digital, bem como para a criação de um banco de imagens aberto a pesquisa. Como já mencionado, o acervo do “Zumvi”, arquivo fotográfico contendo cerca de trinta mil fotogramas. O acervo se encontra armazenado na residência do fotografo Lázaro Roberto, em precárias condições, sujeito a diversos mecanismos de deterioração.