Cultura

Historiador recupera mosaico bizantino roubado na década de 70

Brand já recuperou 200 obras
Nara Franco , Rio de Janeiro | 20/11/2018 às 19:36
Historiador recupera mosaico bizantino roubado na década de 70
Foto: div

Arthur Brand é um historiador holandês que também trabalha como investigador de crimes relacionados à arte. De acordo com a CNN, Brand já recuperou 200 obras e a mais recente surpreendeu o mundo: um mosaico bizantino de São Marcos que havia sido roubado de uma igreja no Chipre depois da invasão turca de 1974.

Em 2015, Brand já tinha recuperado duas esculturas de cavalos feitas por Josef Thorak que ficavam do lado de fora do Palácio do Reichstag de Adolph Hitler. Brand teria usado imagens de satélite, documentos de arquivo e informantes militares para descobrir a localização e a autenticidade das esculturas, que todos pensavam terem sido perdidas na Batalha de Berlim. 

A descoberta do mosaico, no entanto, pegou muito gente de surpresa pela data da obra. Desta, segundo a Agence France-Presse, Brand começou a procurar o mosaico quando um comerciante de arte de Londres indicou que a peça estava em Mônaco. Brand disse à agência que usou vários intermediários — muitos na cena de arte underground — para determinar o apartamento em que a obra estava localizada.

Brand escreveu em seu site que o proprietário da obra de arte (que deseja permanecer anônimo) a herdou de seu pai, que supostamente não sabia que ela havia sido roubada quando a comprou na década de 1970.

“Ela estava em posse de uma família britânica, que comprou o mosaico de boa fé há mais de quatro décadas”, disse Brand à AFP. “Eles ficaram horrorizados quando descobriram que era, na verdade, um tesouro de arte de valor inestimável, roubado da Igreja Kanakaria após a invasão turca.”

Depois de o proprietário ser contatado por Brand, eles concordaram em devolver o mosaico ao “povo do Chipre” em troca de um pagamento para cobrir o custo de armazenamento e restauração.

Estima-se que o mosaico valha € 10 milhões, de acordo com a agência de notícias. Brand o retornou à embaixada do Chipre na Holanda em 16 de novembro. A peça chegou ao Chipre dois dias depois, no domingo. Brand acredita que esse mosaico seja uma das últimas obras roubadas da igreja do Chipre durante a invasão turca que ainda não haviam sido retornadas.