segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Cultura

OLODUM SE DESPEDE DO CONSELHEIRO MARTINS, por JOÃO JORGE

João Jorge Presidente do Olodum - joaojorgeolodum@gmail.com
JJ , Salvador | 11/10/2018 às 14:13
Martins Lopes, 88 anos
Foto:
Hoje vamos nos despedir de Martins Lopes, conselheiro do Olodum, morador do Maciel Pelourinho, do Brega, do centro histórico, um senhor carnaval, uma personalidade da Bahia amado por todos nós que vamos orar chorar e sentir saudades da presença alegre religiosa iluminada e carnavalesca de Martins. 

Ele cedeu a sua casa na rua Santa Isabel 11, para o Olodum ser fundado naquele distante 25 de abril de 1979, sem saber que seria a partir dali uma pessoa importante para o Olodum, mais tarde com ousadia e irreverência criou a caminhada Ozany em homenagem a Omolu, caminhando sozinho com sue balaio, e circulou entre nós, como um ser ancestral, vestido com os paramentos do candomblé, este homen branco, de vivencia negra, nos deu regra e compasso, frequentou todos  os ensaios do Olodum, desfilou em todos os carnavais, e há 30 anos tornou se um dos quarenta e dois conselheiros consultivo do Olodum, uma honra e orgulho  para nossa organização a sua presença de príncipe nos ajudando a encontrar os caminhos.

Todas as pessoas que saem no Olodum ja falaram com ele, tiraram fotos, das mais simples pessoas a autoridades, Martins querido, amado por sua gente, se despede de nós, como um ancestral, aos 88 anos, e agora vai ao encontro do Senhor Anubis que o conduzirá ao tribunal de Osiris para o juízo final, e que a Deusa Maat o conduza ao paraíso, para a glória eterna. Sempre vi em Martins um pai de todos, um amigo calmo e sereno, como um sultão, em terras africanas da Bahia , pretendia homenagear ele, o vestindo com Saladino, O sultão do Egito no carnaval dos 40 anos, em 2019. O tempo se antecipou e convidou para ir para o céu…

O Maciel Pelourinho, O Mangue, o Brega  ficará sem seu personagem mais popular e celebre, Martins o Senhor Carnaval. contudo o Orum, os céus ganhará uma estrela brilhante que vai se juntar a Sirius e Orion para brilhar no firmamento. No carnaval dos 40 anos do Olodum em 2019, com certeza você estará conosco batendo palmas, dançando, e falando…. Apague a luz.. Martins Lopes - Viveu entre nós na Terra da Tendas Milagres e foi um Pedro Arcanjo Moderno…