Cultura

Festival Xistinho oferece programação gratuita para crianças até 21/10

A programação do Festival é gratuita e conta com atividades que podem ser realizadas em família e para os diversos públicos
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 10/10/2018 às 16:02
Festival Xistinho
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Uma visita guiada com estudantes da rede pública de ensino marcou o início das atividades da sétima edição do Festival Xistinho nesta quarta-feira (10). As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Espaço Xisto Bahia, equipamento administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no bairro dos Barris, em Salvador.

 

Cerca de 60 alunos irão participar das visitas que são realizadas hoje e na próxima quarta (17), distribuídos em duas turmas por turno. A programação do Festival é gratuita e conta com atividades que podem ser realizadas em família e para os diversos públicos. O Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Diversidade marca as comemorações do mês da criança e segue até o dia 21 de outubro.

 

De acordo com Poliana Bicalho, coordenadora pedagógica do Projeto Petiz, responsável pela mediação da visita, a intenção é fomentar o contato das crianças com ações de cunho cultural. “A atividade de visita mediada tem a compreensão de que o espaço teatral tem a natureza artístico-pedagógica. Isso significa que reconhecer este espaço, como ele funciona e os seus bastidores também faz parte do processo de aprendizado da criança. Conhecer os segredos de um equipamento como este é uma forma de gerar pertencimento dessa criança com o espaço e até com a cidade”, afirmou.

 

O Festival também conta com a apresentação da Orquestra Liberdade, com o concerto Didático do Neojiba, às 14h desta terça. Outro destaque da programação neste primeiro dia de evento é a exibição do espetáculo Rédea Curta, às 20h, com os personagens “Mainha” e “Júnior”.

 

Segundo o coordenador do Espaço Xisto Bahia, Ninfa Cunha, a programação está bastante diversificada e a iniciativa tem por finalidade mostrar o protagonismo infantil. “Quando as crianças vêm assistir aos espetáculos ficam encantadas e se perguntando quando também estarão no palco. Para este ano, pensamos não só nas crianças, mas nas famílias, no professor e coordenador pedagógico. Teremos espetáculos e atividades formativas, como é o caso da visita guiada. A programação é vasta e gratuita, com exceção para os finais de semana. Além disso, temos seminários sobre arte e cultura, e estamos esperando o público de braços abertos” ressaltou.

 

Para mais informações sobre a programação completa do Festival Xistinho basta entrar em contato por meio do aplicativo Whatsapp, no número (71) 98289-8231; ou nos telefones (71) 3117-6156 / 6155.