Cultura

Coletivo Vira-Lata é atração do projeto Quintas Gregorianas

Evento ocorre amanhã (20/09)
Viva Interativa ,  Salvador | 19/09/2018 às 11:44
Quintas Gregorianas
Foto: div

A edição do mês de setembro do projeto Quintas Gregorianas traz à cena um grito feminino pela representatividade das mulheres em espaços excludentes. Quem assina a apresentação é o coletivo Vira-Lata, formado por mulheres que, através da poesia, lutam contra toda a violência diária que atinge os corpos femininos e marginalizados.

 

O coletivo Vira-Lata surgiu a partir da necessidade de uma ruptura na estrutura predominantemente masculina e, consequentemente, misógina da cena Hip-Hop. Sua atuação parte do entendimento de que a representatividade feminina é extremamente necessária dentro desses espaços que, por muitas vezes, se demonstram excludentes e preconceituosos.

 

Formado por Elana Christini (Mc e Poeta), Victória Campos (Mc e Poeta), Pollyanna Menezes (Mc e poeta), Beatriz Almeida (Assessora), Deméter Gramacho (Dj), o coletivo realizou, entre os anos de 2017 e 2016, três edições do evento Batalha das Bruxas, buscando estimular a participação feminina na cena de rap da cidade

 

GREGÓRIOS – Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que transportam os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação que leva seu nome, a Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, tem sido uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador.

 

A exposição GREGÓRIOS está em cartaz na Galeria do Teatro Gregório de Mattos atingindo o número de mais de 3.500 visitantes e segue até o mês de outubro, quando será remodelada e ganhará formato de memorial permanente. A exposição Gregórios tem curadoria e conceito de Joãozito (in memorian), Lanussi Pasquali e Carla Zollinger, com cenografia de Renata Mota e Produção Executiva assinada pela Multi Planejamento Cultural.

 

 

Quintas Gregorianas

Atração: Coletivo Vira-Lata

Data: Quinta-feira (20/9)

Horário: 19h

Local: Galeria da Cidade - Palco da exposição GREGÓRIOS

Teatro Gregório de Mattos